Índice geral Turismo
Turismo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Planet@ Letra

Sites ajudam a montar roteiros para ver art nouveau pelo mundo

Exemplos do estilo arquitetônico estão presentes em vários países

DE SÃO PAULO

Quem se interessa por art nouveau tem a oportunidade de apreciar sua arquitetura de linhas fluidas e formas orgânicas em diversas viagens. Isso porque o estilo exerceu grande influência internacional e se propagou por diversos países, especialmente na Europa.

De Barcelona, Paris e cidades italianas como Milão e Turim, a Riga, capital da Letônia, o art nouveau pode ser observado em suas variações e é tema de tours.

Com a ajuda de alguns sites, o viajante consegue descobrir se há exemplos do estilo em seu destino e planejar seu próprio roteiro.

O site Art Nouveau Around the World (www.art-nouveau-around-the-world.org), em inglês e francês, lista uma série de lugares em que o estilo tem presença marcante. Não desanime com o design pobre e a dificuldade de navegação: o site traz o essencial para qualquer programação -os endereços de prédios art nouveau em 18 países. Caso o destino esteja entre eles, dá para montar um roteiro. Clique em "Where", e depois em "Art Nouveau Out of the Beaten Traks".

O Art Nouveau European Route (www.artnouveau.eu) também oferece um panorama mundial do patrimônio da art nouveau na Europa, demarcando uma rota europeia com base em organizações de promoção e proteção do estilo.

Entre as cidades com forte presença do art nouveau, Barcelona ostenta as linhas de Gaudí em uma de suas maiores atrações turísticas, a Sagrada Família. O site Gaudí i el Modernisme a Catalunya (www.gaudiallgaudi.com), em catalão, francês, inglês e castelhano, reúne informações sobre uma extensa lista de obras e representantes do estilo na Catalunha, incluindo pintura, escultura e artes decorativas. Os exemplos arquitetônicos foram divididos de acordo com o autor.

Entre os destinos menos comuns entre os turistas está Riga, capital da Letônia, onde o movimento ficou conhecido como "jugendstil". Cerca de 40% dos prédios da cidade são construídos no estilo, mais do que em qualquer outra cidade europeia.

O site oficial do turismo da Letônia (www.latvia.travel/en/art-nouveau-riga) traz uma listagem de prédios art nouveau. Já a página do Rigas Jugendstila Centrs (www.jugendstils.riga.lv) traz mais informações sobre o estilo na cidade.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.