Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Turismo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Planet@ Letra

Veja sites para apreciar o barroco no mundo

Endereços incluem roteiros e exemplos arquitetônicos do estilo em diferentes países

DE SÃO PAULO

A vocação para a exuberância da arquitetura barroca atrai muitos fãs, e a presença do estilo em diferentes regiões do globo traz várias oportunidades para apreciá-lo em viagens. Basta um pouco de programação. E, para isso, a internet abriga boas fontes de pesquisa.

Se a ideia é começar pelo patrimônio brasileiro, as opções mais conhecidas são as cidades históricas de Minas Gerais e o barroco mineiro.

Um bom site para escolher um roteiro é o descubraminas.com (descubraminas.com.br), do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) do Estado.

Ali há uma série de sugestões de roteiros, incluindo o circuito do ouro (clique em "Turismo", depois em "Circuitos") com 16 cidades, entre elas Congonhas, Mariana, Ouro Preto e Sabará.

O roteiro é bastante voltado para o patrimônio histórico, englobando museus, igrejas, casarões e, é claro, obras de Aleijadinho.

O site traz informações sobre cada destino, com fotos, mapas, descrições das principais atrações e dicas de hospedagem e de locais para comer e fazer compras. Há ainda roteiros em inglês e português para serem baixados no formato PDF.

Roma é um dos destinos que esbanjam arquitetura barroca, e quem fala inglês encontra no guia on-line da cidade no site da Fodor's (www.fodors.com/world/europe/italy/rome) um farto material, incluindo um roteiro a pé pela área barroca romana. Outra opção, nesse caso para Roma e outras cidades italianas, é o site Italy Traveller (www.italytraveller.com), também com um farto material, também em inglês.

Coloque o termo "baroque" na pesquisa para encontrar roteiros pelas atrações barrocas de Roma e da Sicília, com mapas indicando os locais de interesse.

Quem vai para a Espanha pode conferir no site España es Cultura (www.españaescultura.es) locais no país em que o estilo barroco se destaca -clique em "Estilos", no menu na parte superior da página, e depois em "Barroco e Siglo de Oro Español".

Além de exemplos de monumentos (e informações práticas para turistas), o site também tem textos sobre as características do barroco em outras áreas, como nas artes cênicas, na música e na pintura, também com exemplos a serem conferidos.

Outro país com presença marcante do barroco é a França, e uma viagem à área dos Alpes Marítimos pode ser enriquecida com um roteiro pelas belezas barrocas dali.

Basta consultar o site do Conselho Geral do departamento, www.cg06.fr (em francês). Clique em "Découvrir les AM" no menu no topo da página e depois em "Découverte Touristique". Entre as opções há "Les Routes à Thème". Clique em "La Route du Baroque" para um mapa com informações sobre o trajeto e as construções importantes a serem vistas.

Um país que sabe explorar seu farto patrimônio barroco é a Alemanha, com roteiros dedicados ao estilo. E há boas sugestões em português, no site do órgão oficial de turismo alemão (www.germany.travel). Escolha "Rotas de Férias" no menu principal, na parte de cima do site, para ver detalhes da rota barroca da Suábia Superior e do percurso temático do estilo entre Pfalz e Saar.

O barroco ainda é marcante em vários outros locais, como Viena (www.vienna-unwrapped.com/baroque-period-in-vienna.html).

Antes de viajar, vale conferir se o próximo destino abriga belezas do estilo.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página