São Paulo, quinta-feira, 01 de fevereiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MINICHINA

Lago tem formas do Sol e da Lua e convida à meditação

Templo construído em Taiwan há 49 anos tem relíquias do monge Shen Chang, que viveu no século 4

DO ENVIADO ESPECIAL A TAIWAN

Maior lago de água doce do país, o Sun Moon herdou seu nome do formato, que sugere, ao norte, a forma do Sol e, ao sul, a da Lua crescente.
Circundado por montanhas verdejantes, é, a um só tempo, local de lazer e de meditação para os taiwaneses.
Construído em 1958 numa ilha desse lago, o templo de Hsuantsang guarda relíquias -o crânio e um dedo- do monge Shen Chang, que viveu no século 4º e pregou o budismo na China e na Índia.
Pagodes chineses e outros templos budistas, além de sítios onde aborígenes formosanos realizavam cerimônias religiosas, enfeitam a paisagem; já passeios de barco narram particularidades da geografia e da ocupação da região.
Entre os hotéis, o esnobe The Lalu (142, Jungshing Road; www.thelalu.com.tw), de linhas arquitetônicas quase nórdicas, fica num local escarpado onde Chiang Kai-shek (1887-1975) teve uma casa.
Apesar dos preços, salgados, vale comer no restaurante desse hotel e degustar as costeletas de porco com molho escuro, as favoritas do generalíssimo. (SC)


Texto Anterior: Vôos para Taiwan: São vários os caminhos que levam até Taipé
Próximo Texto: MiniChina: Taichung esbanja modernidade com arte
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.