São Paulo, quinta-feira, 01 de julho de 2010

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Milão exala moda por todos os cantos

"Quadrilatero d'Oro", delimitado por quatro ruas com lojas de grife, é o paraíso para quem vivencia o assunto

A uma hora está Parma, cidade em cujo centro comercial dá para comprar os inigualáveis queijo e presunto locais


DA ENVIADA A MILÃO E PARMA

Basta um passeio pelas ruas mais movimentadas para perceber a ligação direta de Milão com a moda. Executivos apressados desfilam ternos bem cortados de grifes como Armani, mulheres se equilibram em saltos Louboutin e lojas exibem grifes conhecidas emblemáticas.
Milão é uma das quatro capitais mundiais da moda, ao lado de Paris, Londres e Nova York. Sua semana de moda é uma das mais esperadas-e influentes- do planeta.
O chamado "Quadrilatero d'Oro" -delimitado pelas vias Montenapoleone, Sant'Andrea, Spiga e Manzoni- esbanja grifes famosas e é a perdição dos interessados em modas e tendências.
Outro ponto obrigatório é a galeria Vittorio Emanuelle 2º, não só pela variedade das vitrines, mas pelos cafés (caríssimos) e pela arquitetura.
Como os principais centros de compra de Milão são próximos dos pontos turísticos importantes da metrópole, conciliar as duas atividades não chega a ser difícil.
A galeria Vittorio Emanuelle, por exemplo, fica ao lado do Duomo di Milano (www.duomomilano.it), a magnífica catedral gótica que domina a paisagem do centro da cidade.
Do outro lado fica o teatro alla Scala (www.teatroallascala.org) e seu museu, que abriga uma biblioteca com mais de 120 mil livros, referência para aficionados por ópera do mundo todo.

FUGA PARA PARMA
Dos nove "villages" -centros de outlets, megalojas onde são vendidas as pontas de estoques das grifes, -a rede Chic Outlet Shopping, o Fidenza (www.fidenzavilla ge.com), a 60 minutos de Milão, na região da cidade de Parma, vale a viagem.
Não é difícil entender o motivo: depois de ver as vitrines de Milão, que têm grifes famosas a preços proibitivos, encontrar peças das mesmas marcas com até 70% de desconto é quase irresistível.
Entre as cem lojas do "village" estão Armani, Versace -ambas em prédios chamativos-, Valentino, Escada, Missoni, Roberto Cavalli e Fornarina, um paraíso para quem curte moda.
Quem procura pechinchas de verdade deve checar a Madina, loja de cosméticos onde há rímel à venda por 4 e gloss labial por 10.
Uma vez em parma, na hora de matar a fome, vá direto ao Barlumeria (www.barlumeria.it), especialmente se você não teve tempo. Misto de bar moderno e restaurante, o Barlumeria oferece pratos tradicionais e a oportunidade de experimentar uma boa variedade de queijos e embutidos, que também são vendidos em peças.
Buscando aproximar as compras de experiências turísticas -assim atraindo mais visitantes-, os "villages" da Chic Outlets Shopping são construídos próximos de atrações regionais.
No caso da Fidenza, o local a ser visto é Parma (http://turismo.parma.it), cidade histórica e gastronômica que remonta à Era do Bronze. Não deixe de visitar a catedral, considerada um exemplo do estilo romanesco em toda a Itália.
(MARINA DELLA VALLE)


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