São Paulo, quinta-feira, 01 de outubro de 2009

Próximo Texto | Índice

LEVE SEU BICHO
Empresa norte-americana inaugurada em julho trocou assentos por gaiolas e transporta apenas animais

Voar com o cão é mais fácil do que se pensa

ANA SOUSA
LUISA ALCANTARA E SILVA
MARINA DELLA VALLE

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
DA REPORTAGEM LOCAL

Quem tem animal sabe: sempre que o programa é uma viagem, é um imbróglio decidir onde ou com quem o cachorro ou o gato ficará. Levá-los acaba sendo uma opção mais comum quando a viagem é feita de carro e não é tão longa.
E quem vai viajar para longe mas não quer desgrudar do bichinho? Ou porque é muito apegado ou porque não confia em ninguém, esse tipo de dono de animal de estimação existe. E, para eles, há uma saída: embarcá-los em um avião.
Isso mesmo. A Lufthansa, por exemplo, transportou em 2007 quase 56 mil animais -cerca de 35 mil foram na cabine, pertinho do passageiro. Mas essa opção é só para quem tem animais pequenos.
"É muito simples viajar com o seu animal", diz Mariane de Figueiredo. Ela trouxe da Holanda, em agosto, dois gatos e garante não ter tido problemas. Já animais maiores são normalmente transportados no setor de bagagens, em um ambiente climatizado. O nervosismo, relatado por alguns donos que já viajaram com seus animais, acaba no fim do voo. Depois, você pode curtir a viagem com o seu animal.

Proibido para humanos
Foram exatamente a dificuldade de viajar com bichos e a preocupação que os voos no setor de bagagens costumam despertar nos donos os maiores motivos da criação da Pet Airways (www. petairways.com), empresa aérea que transporta vários tipos de animais -menos humanos.
A companhia americana, que começou a voar em julho, adaptou aviões Beech 1900, que comportam 19 passageiros, colocando caixas de transporte no lugar dos assentos. Os animais vão na cabine principal, acompanhados por "pet attendants" (atendentes de animais, em inglês).
A companhia garante que os animais terão intervalos regulares para ir ao banheiro, alimentação e atenção especial antes e depois do embarque e desembarque.
Tanto cuidado tem lá suas desvantagens: as viagens da Pet Airways duram mais tempo do que as de outras companhias. A Pet Airways opera apenas voos internos dentro dos EUA.

Como faço?
Nesta edição, você verá algumas informações sobre como companhias aéreas trabalham com esse tipo de transporte e quanto cobram. E, se você se empolgou e já quer comprar a gaiola do seu animal, atenção!
Há também uma entrevista com Alexandre Rossi, o Dr. Pet do "Domingo Espetacular", da Record. Ele dá dicas para preparar a viagem, assim como celebridades como Luisa Mell, que viaja com seus cães.

Colaborou JEAN-PHILIP STRUCK



Próximo Texto: Números
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.