São Paulo, segunda-feira, 02 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Em Santa Monica, Third Street é para pedestres; ao sul, Venice Beach e Palos Verdes merecem visita

Esporte à beira-mar de LA é olhar pessoas

DO ENVIADO ESPECIAL A TÓQUIO E LA

Santa Monica e Venice Beach são os bairros à beira-mar onde Los Angeles passeia, anda de patins e até pega onda.
Unindo as duas, há calçadões onde o esporte principal é o "people watching", ou, literalmente, ficar observando as pessoas.
Em Santa Monica, a área de compras e diversão mais surfista-chique -que remonta a 1890 e há pouco foi repaginada- é a Third Street Promenade, com três quadras e repleta de livrarias e lojas de roupas (confira a eclética Urban Outfitters), locais para comer caros e baratos (como o Johnny Rocket's Burger) e cinemas.
No fim dessa rua, que é cheia de vida mesmo à noite, ficam estátuas metálicas de dinossauros e o shopping Santa Monica Place, que, projetado por Frank Gehry em 1979, está em boa forma.
Já Venice Beach, mais ao sul e mais hippie, anda algo decadente, mas ainda encerra interesse histórico, parodiando Veneza desde 1900, quando o milionário excêntrico Abbot Kinney, então alcunhado "o rei do fumo" por comerciar tabaco, rasgou canais e construiu um arremedo do palácio Ducal -que, na década de 1950, o movimento literário beatnik incensou.
Quem tem um carro à mão e tempo pode seguir viagem até as praias no sentido sul por duas dezenas de milhas, visitando Marina del Rey e Manhattan Beach rumo a Hermosa Beach e Palos Verdes (bairros de casas à beira-mar bem californianos).
Em Hermosa Beach, dentro do iate clube, há um restaurante de frutos do mar, o Blue Water Grill, com estilo sob medida para aficionados pela pesca de peixes de bico. Numa casa de madeira em Harbor Drive, ele serve de ostras frescas a massas com frutos do mar e saladas, passando por bons drinques. Uma refeição custa cerca de US$ 40, sem contar drinques e vinhos. Mas é bom ter em mente que beber e guiar pode provocar punições rigorosas.
Depois do almoço, vale esticar então até o bairro de Palos Verdes e, de lá, observar a vista de LA do belvedere ao lado do pequeno museu Rancho de Los Palos Verdes Historical Society.
(SILVIO CIOFFI)


Texto Anterior: Arte em LA
Próximo Texto: Pacotes para Los Angeles
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.