UOL


São Paulo, segunda-feira, 02 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ritual foi um "presente de grego"

DO ENVIADO ESPECIAL

A origem da festa de são João remonta aos rituais de invocação de fertilidade na Grécia antiga, realizados no período que antecedia o verão, para proporcionar uma boa colheita -como explica o site www.festajunina. com.br, fruto de pesquisa da antropóloga Lúcia Helena Vitalli Rangel.
Na era cristã, esses festejos pagãos permaneceram, e a igreja os adaptou à comemoração do dia de são João, em 24 de junho, por ocorrer também próxima ao solstício de verão no hemisfério Norte, que marca o início dessa estação.
No Nordeste brasileiro, esse é o período das colheitas de milho e de feijão, como explica João Dantas, coordenador de cultura da Prefeitura de Campina Grande. "A festa tem origem rural, uma cerimônia de comemoração das colheitas", diz.
Segundo a crendice popular, os santos juninos (são João, santo Antônio e são Pedro) afugentam a esterilidade, as pestes e a seca.
As festas aqui no Brasil misturam influências negra, indígena (nas comidas), ibérica (nas roupas) e até francesa (na origem da quadrilha), afirma Dantas.
Ele diz que a fogueira, tradicional no período junino, tem um significado bíblico. "Quando João Batista nasceu, seus pais, Izabel e Zacarias, acenderam uma fogueira para comunicar a José e Maria, grávida de Jesus, o nascimento", conta.
No site "Festa Junina", Lúcia Helena aponta que a fogueira era acesa, desde os tempos antigos, para afastar os maus espíritos que podiam impedir a fertilidade das terras. (AP)


Texto Anterior: Festa no interior: Forró embala "O Maior São João do Mundo"
Próximo Texto: Sítio mostra como era a vida antes dos anos 30
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.