UOL


São Paulo, segunda-feira, 02 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Expresso Forroviário carrega arrasta-pé pelo agreste paraibano

Passageiros-dançarinos seguem o balanceio do trem

DO ENVIADO ESPECIAL A CAMPINA GRANDE

Curtir a paisagem do agreste paraibano ao som do mais legítimo forró pé de serra. É isso o que proporciona uma viagem nos trilhos pelo Expresso Forroviário, antigo Trem do Forró, uma das principais atrações do São João de Campina Grande.
Com trios de forró em cada um dos seus oito vagões, o trem parte às 10h da Estação Velha (onde funciona atualmente o museu do Algodão) para o município de Galante, que fica a 12 km de Campina Grande. O passeio dura uma hora e meia.
Durante o percurso, os passageiros dançam forró ao som da sanfona, da zabumba e do triângulo. "O balanço do trem ajuda", brinca Silvestre de Almeida Filho, secretário de Desenvolvimento Econômico do município.
No destino final, há um arraial, com apresentação de quadrilhas e barracas de comida típica, que servem pamonha e picado de bode. O mercado público vira uma grande pista de forró, com shows de bandas. Quem quiser ter uma experiência bem regional pode passear em uma carroça de burro ou montar num jegue.
A volta acontece às 15h, com mais forró pé de serra a bordo. Na chegada a Campina Grande, os mais animados, que ainda tiverem pique, podem continuar a arrastar os pés no parque do Povo.
A advogada Renata Maia, 35, é frequentadora assídua do Expresso Forroviário. Viaja a bordo do trem desde o início da atração, há seis anos. "A música contagia todo mundo, não tem como ficar sentado e parado. A energia é tão grande que a gente só pára com o trem", diz.
Ela costuma ir desacompanhada e descola um par no trem mesmo. "Não tem como ficar só. Todo ano eu arrumo um paquera, tem muitos turistas aqui."
(AUGUSTO PINHEIRO)


Expresso Forroviário - Quando: 15, 21, 22, 23, 24 e 29 de junho. Horário: ida, às 10h; volta, às 15h. Preços: R$ 25 (dias 15 e 29) e R$ 30 (dias 21 a 24). Saída: Estação Velha (r. Benjamin Constant, s/nº). Locais de venda: lojas Lab Film (shopping Iguatemi e Centro) e Eventos e Marketing (r. Venâncio Neiva, 270, 1º andar, tel. 0/xx/ 83/9972-5515 e 0/xx/83/341-2908)


Texto Anterior: Sítio de Ingá deve se tornar ímã de turista
Próximo Texto: Cantor diz que ritmo vem do forrobodó e do fuzuê
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.