São Paulo, quinta-feira, 02 de junho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Casa de banhos otomana reabre na cidade de Istambul

Construído no século 16 em homenagem à favorita do sultão, prédio se localiza em área nobre da cidade

DA REUTERS

Durante décadas, a casa de banhos construída no século 16 para a mulher mais famosa do Império Otomano passou despercebida entre a mesquita Azul e o museu Santa Sofia, na cidade de Istambul, na Turquia.
Após uma restauração que teve início em 2007, o lugar construído em homenagem a Roxelana, a favorita do sultão Suleiman, será reaberto neste mês.
Projetadas pelos melhores arquitetos do império, as casas de banho otomanas eram consideradas importantes no passado, mas caíram no esquecimento à medida que a Turquia foi se modernizando e seus cidadãos foram instalando água corrente e banheiros em suas casas.
Mas a nobreza da arquitetura de muitos desses locais, o número crescente de turistas estrangeiros e o aumento do interesse dos turcos pelo período do Império Otomano mudou o destino das antigas casas de banho do país.
"A Turquia está aprendendo a dar mais importância ao seu passado", diz o arquiteto Tevfik Ilter, responsável pela restauração da casa de banhos de Roxelana.

FAVORITA DO SULTÃO
Vinda de uma família de origem ucraniana, Roxelana foi capturada e vendida como escrava em Constantinopla, por volta do ano de 1500.
Escolhida para fazer parte do harém do sultão Suleiman, ela logo substituiria sua favorita e se tornaria sua esposa. Roxelana morreu em 1558, um ano após o término da construção da casa de banhos em sua homenagem.


Texto Anterior: Planeje sua viagem em sites e aplicativos
Próximo Texto: Viaje para o Nordeste no Corpus Christi
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.