São Paulo, quinta-feira, 02 de setembro de 2010

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Istambul não é um amor à primeira vista; é conquista

Cheiro de chá, som das mesquitas e mistura de velho e novo conduzem turistas pela descoberta da metrópole

Turquia foi país mais citado por agências de turismo questionadas sobre o destino cuja procura mais cresceu


Miguel Carminati/Getty Images
A rua Siraselviller, o Chifre de Ouro e a Mesquita Azul, ao fundo, depois de uma chuva

PRISCILA PASTRE-ROSSI
EDITORA INTERINA DE TURISMO

Fevereiro de 2005. Temperatura, -2º C. Neve -não a de filmes da Disney, mas aquela que já virou lama. E o trajeto aeroporto-cidade mais lembrava Guarulhos-São Paulo. Bem desestimulante. A pergunta foi inevitável: "O que eu vim fazer aqui?".
Ao chegar ao hotel, a dúvida ganhou coro. Dessa vez, expressa pelo moço do check-in: "A senhora mora no Brasil? Mas então o que veio fazer aqui?".
Além de Alex -jogador brasileiro, ex-Palmeiras, que começava a ganhar status de Pelé no Fenerbahçe-, para o rapaz do hotel parecia improvável que alguém encarasse tão longa jornada até lá.
Entre outras surpresas, fui obrigada a rever o ditado de que a primeira impressão é a que fica. Se nos primeiros dez minutos desde que chegara ao hotel eu não teria resposta à dúvida que eu e o atendente tínhamos em comum, seis dias depois eu não queria deixar a cidade. Istambul, a antiga capital de dois impérios -o Bizantino e o Otomano-, havia me conquistado.
E vem conquistando cada vez mais turistas. Levantamento da OMT (Organização Mundial do Turismo) mostrava, já em 2007, que a Turquia se firmava no ranking dos dez países mais visitados do planeta, em sétimo lugar.
Do mesmo ano, a pesquisa sobre as cidades mais visitadas do mundo revelava a metrópole Istambul na nona colocação, logo depois de Dubai, nos Emirados Árabes, e à frente de Shangai, China.
Muito provavelmente, agora, apenas cinco anos depois da minha visita à Turquia, o moço do check-in não fique mais surpreso com a presença de brasileiros.
A reportagem do caderno de Turismo da Folha perguntou a dez, das maiores agências de turismo do Brasil, qual foi o destino internacional cuja procura mais cresceu no primeiro semestre de 2010, na comparação com o mesmo período de 2009.
O país mais citado nas respostas foi a Turquia -muito, segundo as agências, em função do voo direto até Istambul, que começou a ser feito a partir de São Paulo neste ano pela Turkish.
Mas não só. O boca a boca, que fala dos mistérios da antiga Constantinopla e da sua metrópole mais famosa, que exala cheiro de chá, mistura o velho e o novo, propaga o som das mesquitas e espalha a figura de Atatürk (1881-1938; o primeiro presidente da Turquia, conhecido como "o pai dos turcos") por todo os lados, encanta por si só.
Saber que a cerca de 700 km de Istambul está a bela e intrigante Capadócia, região que parece ter saído de um filme de ficção científica, aumenta o clima de mistério e coloca, definitivamente, a Turquia na lista das viagens obrigatórias -e inesquecíveis. Uma conquista.


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