São Paulo, quinta-feira, 02 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PORTO A PORTO

Independente desde 1905, país é rico, caro e rígido

Noruega "viking" já mirava os mares

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, NA NORUEGA

Os norugueses vivem à razão de 14 habitantes por km 2 -no Brasil, são 22 indivíduos na mesma área. Contudo, a folga de espaço é aparente nesse país de áreas gélidas, onde o homem não pode viver.
Desde tempos imemoriais, os noruegueses se voltaram para o mar. Registros dizem que em 793 o "viking" Liev Erikson chegou à América -isso 500 anos antes de Colombo.
A Noruega, todavia, é um país jovem, independente desde 1905 -e rico desde os anos 1970, quando teve início a extração do petróleo no mar do Norte. Grande exportador de petróleo, o país tem um fundo para financiar o bem-estar dos seus 4,5 milhões de habitantes.
A sociedade, no entanto, tem regras rígidas. No supermercado, há horário para comprar cerveja (das 8h às 20h de seg. a sex.; das 8h e 18h aos sáb.). E o custo de vida é alto. O aluguel de um apartamento de 70 m2 custa uns US$ 1.000 mensais. E há taxas salgadas como o bacalhau. No mercado de peixes de Bergen, o sanduíche de baleia tem sobretaxa de 25% no balcão e de 18% para viagem.
As leis regem até o som. O horário limite para festas é 20h. Depois, só em locais apropriados, que fecham às 2h30. Mesmo assim, os norugueses parecem felizes. (JAIME BÓRQUEZ)


Texto Anterior: Amazônia: Noruega vai doar us$ 1 bi a fundo
Próximo Texto: Programe-se: Resorts brasileiros agitam o Réveillon; confira 19 pacotes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.