São Paulo, quinta-feira, 02 de outubro de 2008

Texto Anterior | Índice

frança

Refúgio de Maria Antonieta é reaberto

RENOVADO - Pequeno castelo em Versalhes passou por reformas por um ano

DA ASSOCIATED PRESS

O Petit Trianon (www.chateauversailles.fr) foi um refúgio de Maria Antonieta, um pequeno castelo onde ela escapava do protocolo real e brincava de viver uma vida mais simples.
Curadores que administraram a última renovação do local tentaram recriar essa atmosfera íntima.
O prédio neoclássico dentro do terreno do imenso castelo em Versalhes foi reaberto na semana passada, após uma renovação de um ano que custou US$ 7,34 milhões, pagos pela relojoaria de luxo suíça Breguet, que uma vez fez um relógio para a rainha.
Entre outras melhorias, as instalações elétricas foram arrumadas, mais cômodos foram abertos ao público e um pavilhão de jardins foi renovado.
Os curadores afirmaram que tentaram evitar uma atmosfera de museu asfixiante, fazendo parecer que a rainha francesa do século 18 e seu séquito tivessem acabado de sair. Em vez de caixas de vidro para sustentar porcelana, por exemplo, os armários foram reconstruídos, mantendo suas características. As dependências dos servos foram restauradas, dando uma idéia de como a realeza e seus ajudantes interagiam.


Texto Anterior: OceanAir: Passagem pode ser parcelada em 10 vezes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.