São Paulo, quinta-feira, 03 de fevereiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Locais creem que origem inca remeta ao deus Sol

Civilização cresceu ao redor do lago Titicaca

DO ENVIADO À BOLÍVIA

Nasce a civilização inca. Deus Sol criou seus filhos, Manco Capac e Mama Ocllo, e coube a eles dar origem ao império. O local escolhido? As águas do lago Titicaca.
Essa é uma das lendas em torno do Titicaca, a maior porção de água em altitudes elevadas, a 3.800 metros. Geologicamente, trata-se de um lago de origem tectônica, formado pelo choque de placas há milhares de anos, também responsável pela formação da cadeia dos Andes.
Dividindo suas águas com o Peru, o ponto de partida boliviano para quem quer conhecer o lago é Copacabana, a 158 km de La Paz. Centro de peregrinação do país, abriga em sua igreja a imagem da Virgem de Copacabana.
Embora não seja charmosa, a pequena e movimentada cidade possui uma boa opção de restaurantes e hospedagens. Passe pelas barracas de artesanato, com cachecóis, gorros e bugigangas a bons preços.

ILHA SAGRADA
Os passeios para a Ilha do Sol saem logo cedo de Copacabana. A maioria dos turistas opta por desembarcar pela manhã no lado norte da ilha e retornar, logo no período da tarde, pelo lado sul. De lá pra cá -ou vice-versa- uma trilha puxada, em meio ao sol forte e subidas, é feita em três ou quatro horas.
Se puder, faça seu check-out em Copacabana, guarde sua bagagem no hotel (a maioria deles não cobra pelo serviço) e fique uma noite na ilha. Um dos palcos religiosos mais importantes do mundo andino no século 17, o local reúne hoje diversas ruínas, muitas delas de origem pré-inca.
No lado norte, um guia da comunidade Challapampa recebe os visitantes. Em certa hora, informa que abaixo do labirinto Chincano, cujos destroços podem ser vistos de cima, encontra-se um túnel que liga o local à igreja de Copacabana e a Cusco.
Em meio a tantas crenças e lendas, nem é preciso ser crédulo para admirar as belezas naturais do Titicaca. A imensidão azul de suas águas, onipresente durante toda a estadia, por si só já dá conta do recado. (RAFAEL MOSNA)


Texto Anterior: Pacotes para a Bolívia
Próximo Texto: Dica: Tenha consigo dinheiro trocado para os passeios
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.