São Paulo, quinta-feira, 03 de março de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

JÓIA DA BOÊMIA

Com vista para a Cidade Pequena, região que abrigou os primeiros príncipes da dinastia Premsy é tranqüila

Clima barroco de Vysehrad inspira casais

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, EM PRAGA

Não à toa muitos casais escolhem namorar sob as árvores de Vysehrad. Afastada do burburinho do centro, a impressão que se tem ao chegar a essa região -a primeira sede da realeza tcheca- é que se saiu de Praga e se viajou para o campo. Caminha-se bastante, e são raras as casas espalhadas aqui e ali, todas com aspecto de acomodação de veraneio.
A lendária princesa Libuse -que teve uma visão sobre a glória futura de Praga- teria vivido ali, e há até quem acredite que Vysehrad foi erguida antes do castelo de Praga, o que historicamente não procede, já que a construção de seu monumento mais antigo, a rotunda de São Martim, data do século 11, e a igreja de São Jorge, no castelo, foi iniciada um século antes.
De qualquer modo, Vysehrad foi um dos primeiros locais de Praga a abrigar os príncipes da dinastia Premsyl.
Venta bastante em Vysehrad, principalmente próximo ao forte, de onde se tem uma vista muito boa da Praga localizada à margem esquerda do rio Vltava, com destaque para a Cidade Pequena, que pode ser vista quase que totalmente desse ponto.
A belíssima igreja de São Pedro e São Paulo guarda em seu interior quadros e estátuas de santos barrocos e neobarrocos; ela foi construída em 1080 como uma basílica romana, ganhou o estilo gótico em 1369 (época do rei Carlos 4º) e foi remodelada em estilo renascentista em 1576. Ao lado da igreja encontram-se esculturas espalhadas em um grande jardim, através do qual se chega ao cemitério, onde mausoléus góticos e barrocos estão por todos os cantos. (ANTONIO ARRUDA)


Texto Anterior: Jóia da boêmia: Museu judaico intercala coisas belas e sofridas
Próximo Texto: Rabugentos, tchecos não ajudam turista
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.