São Paulo, quinta-feira, 03 de abril de 2008

Texto Anterior | Índice

Internacional

Atração propõe tour por dentro do corpo

Na Holanda, passeio começa pela fecundação

DA ASSOCIATED PRESS

Uma mistura de parque de diversões e museu educativo abriu as portas na Holanda, em um prédio que parece um grande ser humano feito de brinquedo Lego sentado sobre uma estrutura metálica.
Do lado de dentro, o visitante vê, em uma animação com efeitos holográficos, a fecundação de um óvulo, escala um nariz gigante e passeia sobre uma língua de borracha completa, com papilas gustativas e tudo. A intenção dos criadores do Corpus, atração que fica em Oegstgeest, a 33 km de Amsterdã, é combinar diversão e aprendizado para encorajar especialmente as crianças a cuidar melhor do corpo ao saber como ele funciona.
Antes mesmo de ser inaugurado, em meados de março, o prédio havia se tornado um marco da cidade. Com 35 metros de altura, a enorme figura humana sentada pode parecer simples do lado de fora, mas é bastante detalhada por dentro. As paredes internas são modeladas com fibra de vidro, de modo a reproduzir as formas do corpo humano e dando aos visitantes a sensação de que eles encolheram, como se fossem os protagonistas do clássico Viagem Fantástica (1966, de Richard Fleischer).
Para entrar no corpo, é preciso pegar um elevador na panturrilha da figura. Os visitantes são levados a um teatro onde assistem a uma corrida de espermatozóides. "Mostramos a fertilização do óvulo e como as células se desenvolvem até que se forme um feto", diz Tom Vout, um dos médicos contratados como conselheiros. Quando o show da fertilização acaba, a plataforma do teatro é levada ao andar de cima por meio de um mecanismo hidráulico. A próxima atração é a digestão. Depois de ver um vídeo em que o ácido gástrico dissolve um bloco de queijo, o tour segue pelo sistema intestinal.
As próximas paradas são o coração, os pulmões, o nariz e as orelhas. O pico é o cérebro, onde todos se sentam diante de painéis que projetam imagens em uma tela maior no topo do espaço em forma de domo.
O projeto é o sonho do empresário Henri Remmers, que levantou US$ 31 milhões em patrocínio e foi apoiado pelo ministério da Saúde holandês.
No caminho de volta, os visitantes vêem mais exposições sobre saúde e dieta e podem participar de jogos, como atingir uma bactéria em uma tela atirando bolinhas.


CORPUS
Funciona de ter. a dom., das 9h30 às 17h. O ingresso custa 16,50 (R$ 45,62)
www.corpus-experience.nl



Texto Anterior: Peru: Ruínas incas sofrem com pichações
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.