São Paulo, quinta-feira, 03 de maio de 2007

Próximo Texto | Índice

ÚLTIMA CHANCE

Incerteza espreita destinos clássicos do turismo no mundo

Aquecimento global, instabilidade política ou má conservação ameaçam patrimônio natural e histórico

HELOISA LUPINACCI
DA REPORTAGEM LOCAL

Pode ser que você vá um dia ao Louvre. É difícil imaginar que o museu parisiense desapareça. Pode ser que você venha a visitar o Cristo Redentor. Ele deve continuar um bom tempo lá, vendo o Rio do alto, aconteça o que acontecer.
Mas pode ser que não dê para conhecer as ilhas Maldivas, no oceano Índico, ameaçadas pelo aumento do nível do mar. Também é possível que não dê para ver como é a vida sob o regime socialista em Havana, em situação tão delicada quanto é a da saúde de Fidel Castro (leia nas págs. F5 a F9).
Hoje, destinos podem sumir -ou mudar radicalmente-, transformando em impossível o que até há pouco era só um sonho distante. A causa pode ser o aquecimento global, a instabilidade política ou a má conservação. A conseqüência é a sensação de última chance.
E não é que esses lugares sejam remotos, como as ruínas e os museus esmagados por saqueadores e tanques de guerra no Iraque. São lugares que freqüentam a imaginação de qualquer viajante, como Veneza.
Assim, quem tem uma longa lista de lugares que quer conhecer antes de morrer deve começar a se preocupar mais com a morte deles do que com a sua. Deve priorizar os que estão na UTI e reservar os saudáveis para a incerteza do futuro.
Para ajudar o estabelecimento da ordem de urgência, a Folha listou dez lugares amados e ameaçados. A lista é baseada no monitoramento de dados de agências de notícias e em relatórios de mudanças climáticas e de patrimônios em perigo.
Pode ser que as previsões não aconteçam -oxalá!- e esses lugares continuem existindo para todo o sempre, amém. Mas o seguro morreu de velho. E de viajante e cassandra todo mundo tem um pouco. Então, quais fantasmas ameaçam o destino desses destinos.


Próximo Texto: Última chance: Mudança iminente faz de Cuba ilha do "já não há"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.