UOL


São Paulo, segunda-feira, 03 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Federal 307 está salpicada de sítios arqueológicos e locais onde é possível praticar esporte

Estrada leva turista a parques e a zôo

DO ENVIADO ESPECIAL A CANCÚN

Uma estrada, muitas paradas. Quem está em Cancún ou ilha Mulheres deve deixar a praia de lado um dia, se inspirar nos personagens de "road movies" e pegar a estrada federal 307 rumo à Riviera Maia, praia onde há parques, sítios e zoológicos.
Um passeio imperdível é o zoológico Crococún, a 32 quilômetros de Cancún. Como o nome diz, quem manda ali são os crocodilos. Mas eles dividem o espaço com cobras, macacos e outros animais da floresta tropical.
Também vale parar na praia de Punta Estrella, rodeada por uma selva com plantas medicinais, e no jardim botânico Dr. Alfredo Barrera Marín, no qual, além de plantas, há ruínas maias.
As praias del Carmen, del Secreto e Paraíso merecem uma visita. Principalmente as duas últimas, nas quais há vilas alternativas.
A 54 quilômetros de Cancún fica a reserva natural Três Rios. Seus cursos d'água cristalinos são convidativos especialmente para quem, há dias, só vê o mar.
Na rota da estrada, surge o parque Xcaret, um grande complexo que fica a 75 quilômetros de Cancún. Recomenda-se dedicar um dia todo para esse lugar, que é cheio de atividades, como mergulho e observação de animais. O sítio arqueológico de Tulún aparece um pouco adiante, a 129 quilômetros do ponto de partida.
Depois dessa visita, o viajante pode percorrer mais 41 quilômetros e conhecer Cobá, um dos centros cerimoniais maias, dos períodos clássico e neoclássico, que fica na selva, em uma região de belos lagos.
Quando esteve no seu auge, essa civilização ocupou uma área de 99 quilômetros quadrados.
Mas não só complexos feitos para receber estrangeiros aguardam os viajantes nessa rodovia. Mexicanos que não sabem falar inglês vendem sapatos de couro e tamarindos em vilas de casas simples, às vezes com parede de barro e teto de palha para driblar o calor.
Para comprar artesanatos locais, como os vestidos de algodão bordados de várias saias que as mexicanas usam, o destino é San Juan, a 16 quilômetros de Cobá, e Pac Chen. Objetos com referência à cultura maia também são encontrados nesses locais.
(RODRIGO RAINHO)


Texto Anterior: Pacotes
Próximo Texto: Rota por ilhas tem peixes e aves
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.