São Paulo, quinta-feira, 04 de março de 2010

Texto Anterior | Índice

viagens virtuais

Portal da Embratur mostra SP en passant

LANÇAMENTO Vídeos promocionais em canal do YouTube são aliados a mapas que exibem destinos turísticos brasileiros

DA REDAÇÃO

Anunciada ontem em São Paulo, a parceria Google Brasil e Embratur -ou Instituto Brasileiro do Turismo- que resultou no site Visit Brasil (www. youtube.com/visitbrasil), menciona apenas por alto a capital paulista, a mais movimentada porta de entrada de voos que chegam ao país.
As inúmeras paisagens nos vídeos são bem conhecidas dos brasileiros, mas, como o site é voltado para promover o Brasil junto a turistas estrangeiros, a narração é em inglês. Na janela ao lado, mapas do Google mostram automaticamente onde ficam os destinos abordados.
Canal de vídeos turísticos promocionais com extenso conteúdo, a ferramenta reúne filmes e razoável carga informativa, mas peca pelo tom edulcorado, mostrando o país sob o slogan "Brasil is sensational" -assim mesmo, com Brasil com "s" na frase em inglês.
Os vídeos são organizados por temas e há também depoimentos de personalidades brasileiras e turistas estrangeiros, além de vídeos classificados como "promotional" (promocionais), que englobam tanto uma luxuosa produção sobre a Olimpíada de 2016, que será no Rio, quanto imagens de turistas no Réveillon 2009/2010 na praia de Copacabana.

Mapa e satélite
O diferencial são os mapas do Google conectados com os vídeos. Dessa maneira, as atrações mostradas, mesmo de relance, são identificadas dentro do território brasileiro pela ferramenta, que mescla mapas e imagens de satélite.
No mapa, links levam ao portal promocional do Ministério do Turismo (www.braziltour.com), a quem a Embratur é subordinada, com conteúdo em português (do Brasil e de Portugal), inglês (britânico e americano), espanhol, alemão, francês e italiano.
Outro link conduz aos endereços do portal Visit Brasil em quatro dos principais sites de relacionamento e compartilhamento de material: Facebook, Twitter, Flicker (que hospeda álbuns de fotos) e Hi5.
O canal deve funcionar como ponto de partida para que os virtuais visitantes decididos a vir ao Brasil pesquisem na internet, com imagens e links, mas tem relativamente pouco conteúdo informativo em si.

Destino Brasil
No botão "destinations" (destinos), se encontram as categorias "sun and beach" (sol e praia), com 15 vídeos; a seção "culture" (cultura) reúne 26 itens. Outros temas são "ecotourism" (ecoturismo), com 16 itens, "sport" (esporte), com 15, e "events and business" (eventos e negócios), com quatro -estranhamente, não há nenhum deles sobre São Paulo.
Abordados de maneira lateral, a maior cidade do país e o Estado de São Paulo não têm vídeo específico. O vídeo geral sobre turismo de negócios no Brasil mostra imagens fugazes da metrópole, mapa -e só.
Outro detalhe é o idioma: narrativas em português legendadas em inglês. Já o material em inglês não tem a preocupação de transferir o conteúdo para o português.
Publicitários, os vídeos têm qualidade e se afastam da antiga imagem estereotipada, que usava mulheres seminuas como atrativo. Não espere uma apresentação equilibrada, que aborde alguma mazela. A proposta é promover o Brasil -que, no site, é "sensational".


Texto Anterior: Litoral brasileiro: Ibero tem cruzeiro saindo na terça
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.