São Paulo, quinta-feira, 04 de setembro de 2008

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TAMANHO FAMÍLIA

Megadestino, Orlando se recria a cada temporada

Dólar em baixa alavanca viagens à Flórida; veja nesta edição preços para a Semana da Criança e fim de ano

PEDRO CARRILHO
ENVIADO ESPECIAL A ORLANDO

Quase que uma capital mundial dos parques temáticos, Orlando, na Flórida, é, para muitos, sinônimo de férias na Disney -e a história da cidade, de fato, se confunde com a da casa de Mickey Mouse. Antes disso, desde 1955, o grupo já tinha a Disneylândia, em Anaheim, na Califórnia, e mesmo nos arredores de Orlando já existia, desde 1936, o Cypress Gardens, jardins septuagenários onde o esqui aquático rouba a cena.
Mas foi a inauguração em Orlando do Walt Disney World, em 1971, que, coincidindo com a expansão vertiginosa da indústria de viagens no mundo, deu a essa região -onde antes havia fazendas e pântanos infestados de crocodilos- a enorme vocação turística.
Hoje, a grande Orlando abriga quase 2 milhões de habitantes e recebe 50 milhões de turistas/ano, a maioria proveniente do mercado doméstico, mas também centenas de milhares de britânicos, brasileiros, canadenses e mexicanos.
Assim, se nos anos 1970 a Disney mudou a face dessa região dos EUA, de lá para cá, muita coisa ocorreu, inclusive a abertura da Toy Story Mania.

Aquatica e Simpson's
A concorrência entre os diferentes megaparques temáticos faz a região de Orlando se superar e, a cada ano, surgem atrações mais elaboradas e tecnológicas do que as da temporada anterior. Agora, em 2008, as principais novidades são a abertura do Aquatica, novo parque aquático do SeaWorld, e a Simpson's Ride, na Universal Studios. No Busch Gardens de Tampa, cidade vizinha de Orlando, também foi inaugurada um nova atração, a Jungala.


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