São Paulo, quinta-feira, 04 de novembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Estresse de fim de ano

Confira dicas e guarde informações úteis para evitar problemas na hora de pegar o avião ou as estradas

DE SÃO PAULO

Novembro chegou e, com ele, instala-se o inexorável clima de nervosismo de fim de ano. Até o mês que vem, com a necessidade de enfrentar os preparativos de Réveillon, vem o estresse pré-festas e pré-viagens.
A regra para evitar chateações é atacar os possíveis problemas com a maior antecedência possível.
Você já fez as contas, traçou os planos e decidiu onde vai passar o seu Réveillon 2010/2011?
Quanto mais de última hora forem feitas as reservas de pacotes, hotéis e voos, mais os preços tendem a subir -e os serviços, a sumir...
Se for viajar de carro, antecipe a revisão do veículo e pese se ele está em condições de enfrentar a estrada até o destino dos seus sonhos.

BUROCRACIA
Se for para o exterior, para países que exigem visto de entrada, como os EUA, haja imediatamente. Confira se o seu passaporte caducou ou se o carimbo expirou.
Antes de escolher aonde passar esse Réveillon, verifique no site www.fo lha.com.br/turismo a relação dos 20 países mais visitados do mundo -e observe quais deles exigem vistos para turistas brasileiros.
Veja também, a seguir, dez dicas da Folha para driblar alguns dos problemas mais frequentes com aeroportos, estradas e malas.
E não se esqueça de ter à mão a lista de telefones e sites úteis (leia quadro) que podem ajudar a resolver aquelas demandas de última hora. Boa viagem!

10 dicas para evitar ou minimizar as chateações

1. Vistos
Se você não tem ou está com o seu vencido, vá atrás imediatamente. O site da embaixada dos estados unidos (www.embaixadaamericana.org.br) mostra o passo a passo para quem deseja tirar ou renovar o visto. Informa também sobre o agendamento de entrevistas e taxas. Outro link útil é o www.visto-eua.com.br

2. Aeroportos
Todo fim de ano tem sido igual: o caos aéreo pode reaparecer com o aumento de viajantes. leve um livro, não desgrude da mala, verifique se seu celular está carregado. Ligar e desligar o aparelho no aeroporto e arredores aumenta a chance de clonagem do telefone

3. Seus direitos
Se tiver problemas de voo atrasado, cancelado ou de overbooking (falta de assento), saiba que, desde 13 de junho deste ano, nova resolução da agência nacional de aviação civil (anac) defende passageiros. Registre a reclamação nesse órgão e/ou nos juizados especiais dos aeroportos

4. Reembolsos/perdas e danos
Para pleitear indenizações, é preciso recorrer aos órgãos de defesa do consumidor ou à justiça. Documente suas despesas não-programadas e prepare-se para demonstrar os prejuízos que tiver

5. Trânsito
Não vai para longe e o carro será a opção? Cheque o automóvel, porque uma viagem que leva duas horas e meia, como São Paulo-Bertioga, consumiu sete horas no dia 31 de dezembro do ano passado. Se tiver acesso à internet antes de guiar, cheque a situação das estradas

6. Salve a pele
Quem nunca chegou à praia ansioso para se esparramar na areia e relaxar? Em algumas praias, às vezes não é tão fácil encontrar um espaço livre, nem livre, nem longe do grupo de amigos que levaram um rádio portátil para a areia... Sobretudo nas areias que não têm contato direto com a água do mar, leve esteira para evitar bicho-geográfico e outros bichos; idem, não esqueça do filtro solar

7. Preços altos
Na alta estação, tudo é mais caro. As tarifas de hotéis podem subir mais de 100% na semana do réveillon. Nos bares e restaurantes, a diferença também pode aparecer, como se o turista merecesse pagar mais para ser feliz. Reserve antes, faça uma boa lista de compras e antecipe os preparativos

8. Bagagem
Se for viajar de avião, informe-se quanto peso você pode levar e trazer, sobretudo se for fazer compras. Um bom exame de consciência ajuda a levar peças de roupa que combinam entre si e evita levar coisas que não vão ter grande utilidade na sua viagem

9 Confira telefones e sites úteis para voar
Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) - tel. 0800-7254445 ou www.anac.gov.br
Juizados especiais:
no aeroporto de Congonhas (SP), no saguão principal, sobreloja (tel. 0/xx/11/5090-9801)
no aeroporto de Cumbica (Guarulhos, SP), no terminal 1, asa B (tel. 0/xx/11/2445-4728)
Aeroportos:
Congonhas (SP) - tel. 0/xx/11-5090-9000
Cumbica (Guarulhos, SP): tel. 0/xx/11/2445-2945
Viracopos (Campinas, SP): tel. 0/xx/19/3725-5000

10. Tenha à mão contatos das adminstradoras das principais estradas
Rodovia Presidente Dutra: tel. 0800-0173536
Ecopistas (Ayrton Senna e Carvalho Pinto) - tel. 0800-7770070
DER (Tamoyos)- tel. 0800-0555510
Autoban (Anhanguera e Bandeirantes) - tel. 0800-0555550
Viaoeste (Castello Branco e Raposo Tavares) - tel. 0800-7015555
Autopista Régis Bittencourt - tel. 0800-7090116
Autopista Fernão Dias - tel. 0800-2830381
Ecovias (Anchieta e Imigrantes) - tel. 0800-197878

FOLHA.com
Leia mais sobre os direitos do passageiro na folha.com/turismo


Texto Anterior: Pacotes para Fortaleza
Próximo Texto: Planet@ Letra: Monitore as estações de esqui pela web
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.