São Paulo, quinta-feira, 05 de fevereiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Empanada e carne de lhama são destaque no menu desértico

EM SAN PEDRO DE ATACAMA

Ir ao deserto significa incluir duas comidas no repertório alimentar: empanadas e lhama. Empanadas são servidas na maioria dos estabelecimentos. A carne do camelídeo andino é mais difícil de ser encontrada.
Entre as empanadas, o destaque é para a de queijo de cabra.
No passeio até os gêiseres de Tatio, uma parada no povoado de Machuca permite a degustação de carne de lhama. Servido em forma de espetinho, a carne -que derrete na boca- vem com molho picante.
Em San Pedro há diversos restaurantes. Os mais simples, frequentados pela população local, guardam surpresas boas. O Tchiuchi, na rua Toconao, serve frango com batatas fritas por uma "picada", como dizem os locais -uma pechincha, algo como 1.500 pesos (R$ 5,61).
O Café Al Paso, na praça central, é uma boa para quem gosta de sorvetes. O destaque é o sabor "naranja com chirimoya", ou laranja com essa fruta que é prima da fruta-do-conde.
Para os mais sofisticados, o Blanco Restaurant (www.blancorestaurant.cl) tem pratos como atum ao molho de três pimentas e frango com risoto de quinua.
O Café Adobe (r. Caracoles, 211) serve café da manhã com ovos mexidos e panquecas. (DA)


Texto Anterior: Áridos Andinos: Centro de artesanato oferece ponchos e joias feitas com metais e pedras da região, como a atacamita
Próximo Texto: Transfer de calama leva uma hora
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.