São Paulo, segunda-feira, 05 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CALENDÁRIO

Diretor de órgão de fomento turístico espanhol comenta efeitos dos atentados de 11 de março no turismo do país

Espanha anuncia programação de 2004

DA REPORTAGEM LOCAL

Paz, desenvolvimento sustentável e diversidade cultural são os temas centrais do Fórum Barcelona 2004 (www.barcelona2004.org), de 9 de maio a 26 de setembro na cidade catalã.
Esse foi um dos eventos anunciados na semana passada pelo Turismo Espanhol, em almoço que reuniu representantes de diversas cidades e regiões do país.
O fórum, que deverá se repetir a cada quatro anos em outras cidades do mundo, terá shows e debates com personalidades como Mikhail Gorbatchov (último líder soviético), Bill Clinton (presidente dos EUA de 1993 a 2001), o presidente Luis Inácio Lula da Silva e o ministro da Cultura Gilberto Gil, além de megaexposições.
A cidade espera 5 milhões de visitantes no evento, segundo Sergio Calatayud, responsável pelas relações internacionais dele.
O fórum será apresentado em São Paulo no dia 22 de abril, no Instituto Cervantes (http://saopaulo.cervantes.es), centro cultural que será aberto no próximo mês com o intuito de propagar a cultura espanhola. A inauguração oficial do centro está marcada para outubro, com a presença do príncipe espanhol Felipe.
Também Santiago de Compostela (www.santiagoturismo.com) vive uma efervescência cultural neste ano, com teatro de rua e música, para comemorar o ano Xacobeo, assim denominado sempre que o dia 25 de julho, dia de são Tiago, cai num domingo. Quem passar pela porta da catedral neste ano se redime de seus pecados, segundo a crença.
Em 2004, a Espanha abriga os seguintes eventos culturais: apresentação da ópera "Carmem" (www.sevillafestival.org) em cenários originais ao ar livre; Bienal de Flamenco (www.bienal-flamenco.org), ambos em Sevilha; o centenário do pintor Salvador Dalí (www.dali2004.org) com exposições em Barcelona e Figueres; o quinto centenário de morte da rainha Isabel, a Católica, no monastério do Prado, em Castela; a Manifesta, Bienal européia de arte contemporânea (www.manifesta.es) em Donostia-San Sebastián, no País Basco.

11 de março
Durante a coletiva de imprensa, o diretor do escritório espanhol de Turismo no Brasil, Enrique Ruiz de Lera, salientou que os atentados no dia 11 de março, em Madri, não prejudicaram o turismo na Espanha e que só aconteceram cancelamentos isolados de viagens ao país. Segundo ele, o raciocínio é que atentados como esse não devem acontecer mais de uma vez no mesmo lugar.
Lera salientou que a demanda de brasileiros interessados em ir à Espanha está superando a oferta e informou que a partir de abril a companhia aérea "low cost" (de passagens econômicas) Air Madrid (www.airmadrid.com) passará a operar vôos diretos para o Rio por 459 (a passagem mais barata da Iberia custa US$ 859).
Já a Air Europa (www.air-europa.com) aumentará de quatro para sete o número de vôos semanais da rota Madri-Salvador, e a Iberia (www.iberia.com) está mudando o porte dos aviões que vêm ao Brasil, segundo as necessidades. "Em abril, teremos 30% mais lugares nos vôos", diz André Lorenzetti, diretor comercial da empresa no Brasil. Informações sobre a Espanha: www.tourspain.es. (MARISTELA DO VALLE)


Texto Anterior: Responsável por cavalos é ídolo das crianças
Próximo Texto: Panorâmica - Feira: Braztoa volta os holofotes para interior do país
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.