São Paulo, quinta-feira, 05 de abril de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PARQUE NACIONAL

Trajetos têm início no Vale do Capão e rumam para a base da cachoeira da Fumaça e para o vale do Paty

Trilhas de longa duração valem cada passo

FERNANDO BUENO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O Vale do Capão é o ponto de partida de trilhas que levam a lugares que parecem de outro mundo: a cachoeira da Fumaça e o vale do Paty.
Esqueça lojas, celular, carros e tudo mais que depende de uma tomada para funcionar. A única máquina de que você precisa é o seu corpo. O combustível? A água gelada das cachoeiras e as paisagens. Só não se esqueça de preservar o lugar e de levar todo o lixo com você. Pelas trilhas, é raro encontrar rastros da passagem de pessoas.
Chama a atenção a vontade de preservação dos moradores do Vale do Capão. Recentemente, houve planos de asfaltar a estrada que leva até lá. Os habitantes se mobilizaram, e a estrada continua sendo de terra.
Os locais querem que a vila continue pequena. "Preferimos um turismo menor -mas que venha para o mato com respeito", resume Sílvia Martins, dona da pousada Pé no Mato.


Texto Anterior: E trocadilhos sexuais reinam em trilhas, visitas e passeios
Próximo Texto: Rota mostra Fumaça de todos os ângulos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.