São Paulo, quinta-feira, 05 de abril de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PARQUE NACIONAL

Nessa trilha não é obrigatório dormir no chão nem subir ou descer encostas, como acontece na da Fumaça

Caminho ao vale do Paty é mais ameno e confortável

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Enquanto a trilha da Fumaça é considerada a mais radical da Chapada, a do Paty é mais amena e oferece vários traçados.
As caminhadas se dão principalmente em terrenos planos. Há a opção de acampar ou de dormir na casa de nativos, que também servem refeições.
Entrar no vale toma um dia de caminhada. A trilha segue por uma área plana chamada Gerais do Vieira, passando pelo poço dos Cristais.
No final do primeiro dia chegamos à casa do sr. João -local conhecido por Igrejinha. Todos os grupos dormem em colchões no chão, em uma construção sem divisórias.
O segundo dia começa suave, com a descida do rio Funil, acompanhando diversas quedas-d'água. A tarde é dedicada a subir o morro do Castelo. Mais uma vez a paisagem compensa, com juros e correção monetária, todo o esforço.
Do alto do Castelo avista-se todo o vale do Paty. Dali se vê outro vale dentro do Paty, chamado Calixto, cortado pelo rio de mesmo nome.
No topo do Castelo há uma gruta enorme, onde é possível acampar. A reportagem não planejou o pernoite nas alturas, mas recomenda.
Passamos a segunda noite na casa do senhor Wilson, que oferece quartos com camas, banheiros e ótima comida caseira.
Após o café, seguimos para o abrigo da terceira noite, conhecido como Prefeitura. Lá ficam as mochilas, e o grupo segue para o poço da Toca.
A última etapa no vale do Paty é a volta para o Capão seguindo pelo vale do Calixto. Os intervalos acontecem na cachoeira do Calixto e na do Sebo.
Já perto Capão, a surpresa. Como o grupo manteve ritmo bom, o brinde: mais uma cachoeira, a da Angélica. (FB)


Texto Anterior: Para qualquer um: É possível fazer trilhas sem ser atleta
Próximo Texto: Parque Nacional: Região não é servida por vôos regulares
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.