UOL


São Paulo, segunda-feira, 05 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Parque desbanca praia de Maracajaú

DA ENVIADA ESPECIAL

A praia de Maracajaú não é o principal local para banho no município homônimo, a 54 km de Natal, no litoral norte. Os turistas preferem o Ma-Noa Parque, complexo com parque aquático e ponto de partida dos barcos que levam aos parrachos de Maracajaú, estruturas calcárias onde vivem plantas e animais marinhos.
Quando a maré está baixa, a 7 km da costa, uma formação de corais aflora, formando piscinas naturais com águas mornas e cristalinas, de 0,5 m a 3 m de profundidade. Ao mergulhar com snorkel, o turista vê uma infinidade de peixes e espécies marinhas.
O Ma-Noa também é uma fundação que investe no desenvolvimento sustentável da comunidade, que vive problemas socioeconômicos. A taxa de analfabetismo do Estado, por exemplo, é de 26%.
A fundação criou uma escola de ensino fundamental na praia de Maracajaú. Promove aulas de artesanato, dança, música, esporte e preservação do ambiente, além de cursos profissionalizantes.
O ponto do Brasil mais perto da África fica a 8 km de Maracajaú, na praia do Farol do Cabo de São Roque. Ali fica a Árvore do Amor, duas árvores que formaram uma única copa. Reza a lenda que o casal que se beija debaixo dela jamais se separará. Não é à toa que o lugar seja tão visitado por turistas em lua-de-mel. (CF)


Texto Anterior: Forró e praia recheiam estada na cidade
Próximo Texto: Pacotes para Natal e Pipa
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.