São Paulo, quinta-feira, 05 de maio de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

De "bike", curta a serra do Mar e as curvas da estrada de Santos

Para participar, é obrigatório juntar grupo e solicitar concessão

DE SÃO PAULO

Mais um percurso que liga a cidade de São Paulo ao litoral é explorado pelos amantes do cicloturismo. O trajeto, como conta a psicóloga Tânia Gasparian, é realizado pela estrada velha de Santos.
Mas atenção: apenas cicloaventureiros com concessão para fazer o passeio podem participar. A solução é juntar um grupo de amigos e se inscrever no site www.cicloaventureiros.com.br.
A saída se dá na estação Jabaquara do metrô, pela rodovia Imigrantes. De lá, pedala-se por Riacho Grande até chegar à entrada do parque Estadual da Serra do Mar.
De acordo com a preferência dos ciclistas, também é possível economizar fôlego e chegar ao parque de carro. "São várias as opções de passeio", conta Tânia. "Durante a descida da serra, em um total de 8 quilômetros, declives e subidas são bem difíceis e exigem preparo", alerta ela.
A entrada do Parque fica no km 42 da estrada Caminho do Mar, no município de São Bernardo do Campo.
A Estrada Velha de Santos era a principal via de acesso do planalto paulista ao litoral, utilizada por muito tempo para escoar a produção de café. Erguida em meio à mata Atlântica, a via é íngreme e sinuosa, explica Tânia.
"As curvas da estrada de Santos mostram a natureza diversificada com muitas cachoeiras , mirantes e monumentos históricos, como o Rancho da Maioridade e a Calçada do Lorena."
Chegando em Cubatão, basta atravessar a cidade por dentro e depois acessar a rodovia dos Imigrantes ou uma estrada vicinal até chegar a Santos. "Aí é só pegar a ciclovia rumo à praia", indica.
(RAFAEL MOSNA)


Texto Anterior: Projetos em SP alugam "bikes" e fazem passeios
Próximo Texto: Rio possui segunda maior ciclovia da América Latina
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.