|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Ferrovia comemora cem anos e eleições em jornal britânico
DA ENVIADA À SUÍÇA E À ITÁLIA
O prestigiado jornal britânico "The Guardian" elegeu
a viagem do Bernina Express
como uma das cinco melhores viagens de trem do mundo (a primeira da lista é a mítica Transiberiana, ligando
Moscou a Vladivostok).
Os suíços abrem um sorriso orgulhoso ao descrever o
trajeto que contempla as
montanhas dos cantões de
Grison e Graubünden.
O mesmo "Guardian" a colocou na lista das "30 viagens fantásticas para 2010",
justamente no verão, quando
a paisagem fica mais variada
(não que a neve do inverno
também não impressione).
CENTENÁRIO
Neste ano, a ferrovia marca seu centenário, e as comemorações transcorrem em diferentes pontos desde o início do ano. A próxima festa
acontece em setembro na pequena Pontresina, que fica
perto de St. Moritz.
A estrada começou como
projeto privado, aproveitando-se do advento então recente dos trens elétricos para
abrir caminho para o comércio em uma região de locomoção complicada, especialmente no inverno. Em 1944, a
ferrovia foi estatizada.
O passeio de ida e volta
custa 236 francos suíços na
primeira classe (cerca de R$
400) e 118 na segunda, metade para apenas um trecho (o
que faz a viagem mais barata,
um só trecho de segunda
classe, custar R$ 100). É preciso pagar taxa obrigatória
de reserva (9 francos).
Não é recomendável ir e
voltar num mesmo dia (esta
repórter erroneamente o fez).
Tirano, Poschiavo e St. Moritz são boas opções para se
passar a noite.
As portas de entrada mais
comuns na Suíça são Zurique
e Genebra, de onde se leva,
até Chur, respectivamente
1h15 e 4h15 para chegar de
trem. Para quem gosta de dirigir, as estradas bem mantidas e a paisagem pontuada
por cidades idílicas tornam o
programa extremamente
convidativo.
(LC)
Texto Anterior: Ferrovia leva a glaciares, lagos e vales Próximo Texto: Sites vendem bilhetes para viagem na estrada de Bernina Índice
|