São Paulo, quinta-feira, 05 de agosto de 2010

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Ferrovia comemora cem anos e eleições em jornal britânico

DA ENVIADA À SUÍÇA E À ITÁLIA

O prestigiado jornal britânico "The Guardian" elegeu a viagem do Bernina Express como uma das cinco melhores viagens de trem do mundo (a primeira da lista é a mítica Transiberiana, ligando Moscou a Vladivostok).
Os suíços abrem um sorriso orgulhoso ao descrever o trajeto que contempla as montanhas dos cantões de Grison e Graubünden.
O mesmo "Guardian" a colocou na lista das "30 viagens fantásticas para 2010", justamente no verão, quando a paisagem fica mais variada (não que a neve do inverno também não impressione).

CENTENÁRIO
Neste ano, a ferrovia marca seu centenário, e as comemorações transcorrem em diferentes pontos desde o início do ano. A próxima festa acontece em setembro na pequena Pontresina, que fica perto de St. Moritz.
A estrada começou como projeto privado, aproveitando-se do advento então recente dos trens elétricos para abrir caminho para o comércio em uma região de locomoção complicada, especialmente no inverno. Em 1944, a ferrovia foi estatizada.
O passeio de ida e volta custa 236 francos suíços na primeira classe (cerca de R$ 400) e 118 na segunda, metade para apenas um trecho (o que faz a viagem mais barata, um só trecho de segunda classe, custar R$ 100). É preciso pagar taxa obrigatória de reserva (9 francos).
Não é recomendável ir e voltar num mesmo dia (esta repórter erroneamente o fez). Tirano, Poschiavo e St. Moritz são boas opções para se passar a noite.
As portas de entrada mais comuns na Suíça são Zurique e Genebra, de onde se leva, até Chur, respectivamente 1h15 e 4h15 para chegar de trem. Para quem gosta de dirigir, as estradas bem mantidas e a paisagem pontuada por cidades idílicas tornam o programa extremamente convidativo. (LC)


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