São Paulo, quinta-feira, 05 de novembro de 2009

Próximo Texto | Índice

AEROMOÇAS ELEGEM O MELHOR DO RÉVEILLON
Pelas páginas, confira um pouco da vida das comissárias em fotos antigas e curiosidades sobre a carreira

De sete destinos, dois são no Brasil

Banco de Dados - 1968
1968: Comissária comuniforme de verão posa para foto antes de subir em avião em Paris

PRISCILA PASTRE-ROSSI
DA REDAÇÃO

Nesta edição, o caderno de Turismo traz os melhores destinos para comemorar a virada do ano, segundo 40 aeromoças e 11 comissários de bordo.
Elas -e eles- responderam a um questionário enviado para as assessorias de imprensa das companhias aéreas brasileiras Azul, Gol, OceanAir e TAM, sobre os melhores lugares para passar o Réveillon.
Para facilitar a contagem dos votos, o questionário foi enviado com sete "categorias" de Réveillon: romântico, sossegado, exótico, solitário, GLS, para ir com os pais e com os filhos.
Destacados os lugares com mais votos em cada uma das categorias, surgiram, respectivamente, Paris, Fernando de Noronha, Istambul, Londres, Rio de Janeiro, Buenos Aires e Orlando.

Contando uma história
A reportagem pediu também para que os participantes contassem alguma curiosidade sobre os lugares citados nas respostas que enviaram. Cinco textinhos selecionados podem ser vistos na pág. F10. São experiências com direito a história de amor com final feliz e a Réveillon passado, literalmente, no céu, olhando para o brilho dos fogos de um ângulo completamente diferente.

"Aeromo...delo"
Na capa, quem apresenta os ícones turísticos de alguns dos destinos eleitos é Francielle Fernandes, 23, uma das aeromoças da OceanAir. Também consultada na enquete sobre os melhores destinos para passar o Réveillon, Francielle iniciou sua carreira na companhia há um ano e meio. E já batalha bastante.
"As pessoas acham que a profissão é ótima porque só ficamos viajando, mas tem um lado ruim, que é não se fixar e não ter horários determinados", diz a aeromoça, que sempre compra suvenires em suas viagens a trabalho para a família.

Fotos antigas
Nesta página e nas seguintes, para ilustrar a reportagem sem sair do clima, foram selecionadas fotos antigas de aeromoças e algumas curiosidades sobre essa carreira.
São breves informações que falam um pouco da história da profissão e mostram que a vida dos comissários de bordo não é somente feita de charme e de um certo glamour mas também de preocupações com a saúde, não raramente enfrentadas por quem tem de passar muitas horas na cabine do avião, e de muito trabalho -mesmo em dia de festa, como no Natal ou no Ano Novo.

Feche seu pacote
Se viajar para a virada do ano estiver mesmo em seus planos, confira as opções de pacotes de algumas, das principais agências e operadoras de turismo ao final do texto de cada um dos destinos escolhidos. São pacotes feitos especificamente para este Réveillon.

Com LUISA ALCANTARA E SILVA e MARINA DELLA VALLE e colaboração de ANA SOUSA



Próximo Texto: Ano Novo romântico é em Paris
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.