São Paulo, quinta-feira, 06 de março de 2008

Próximo Texto | Índice

TRADIÇÃO

Em Lorca, desfile de Páscoa reúne Moisés e Nero

A Semana Santa nessa pequena cidade espanhola tem ares de Carnaval e mistura figuras cristãs e pagãs

ACÁCIA RIOS
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA EM LORCA (ESPANHA)

Seria banal se fosse no Carnaval. Mas figuras como Cleópatra, Júlio César, Nero, Moisés, Ptolomeu, Vespasiano e Tibério desfilam pelas ruas de Lorca em plena Semana Santa.
Essas figuras romanas, bíblicas e mitológicas surgem envergando figurinos de época e mantos bordados em seda e ouro, sobre carros alegóricos e cavalos adestrados nas ruas dessa cidade espanhola, na Província de Múrcia.
O conjunto de características peculiares somado à tradição de mais de 150 anos e ao fato de várias dessas imagens religiosas terem sido tombadas como patrimônio histórico e artístico espanhol fizeram com que, no ano passado, Lorca ganhasse, do Ministério de Indústria e Turismo da Espanha, o título de Semana Santa de interesse turístico internacional.
Mesmo fora da época da tradicional festa religiosa, é possível ver os bordados espalhados pelos museus. Além disso, exposições permanentes de fotografias dão uma noção da sofisticação da festa.
Francisco Jódar Alonso (do Partido Popular), prefeito da cidade, acredita que o título foi conferido à festa pelo fato de a Semana Santa de Lorca, diferentemente das de outros lugares da Espanha -onde só existe o aspecto religioso-, representar a Bíblia com originalidade.
"Sobre carros alegóricos e cavalos, personagens pagãos e cristãos dividem o mesmo espaço nas ruas. É uma mistura de sagrado e profano. Mas, ao final, o cristianismo triunfa. Nada poderia ser mais singular", diz Collado.
Apesar de peculiar, a festa de Lorca não é conhecida como as de Sevilla e Málaga (Andaluzia). Mas deveria.


Próximo Texto: Espanha é o 2º país que mais recebe turistas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.