São Paulo, quinta-feira, 06 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TRADIÇÃO

Rivalidade de devotos gerou briga de confrarias

Devoção à Virgen de la Amargura versus à Virgen de las Dolores leva à escalada do luxo dos desfiles

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA DE LORCA (ESPANHA)

A rivalidade entre os membros das confrarias Paso Blanco e Paso Azul foi o que alimentou a sofisticação dos mantos bordados em seda e ouro de Lorca.
A origem dessa rivalidade é santa: os membros do Paso Blanco são devotos da Virgen de la Amargura. Os do Paso Azul, da Virgen de las Dolores.
E foi assim, entre amargura e dor, que surgiu a disputa de quem faz o mais luxuoso e sofisticado manto bordado.
A população da cidade é dividida entre azuis e brancos -essas são as duas confrarias mais ricas. A estrutura e o nível de organização permitem que, para os desfiles, elas convidem criadores de cavalos de todo o país para que os membros desfilem seus mantos montados em belos exemplares de raça.
Já as demais confrarias -Morada, Encarnada e Negra- são mais pobres e participam apenas com o desfile de mantos bordados. A pé.
Mesmo os membros do Paso Morado, do Paso Encarnado e do Paso Negro se dividem entre brancos e azuis.

Briga boa
Para Augustin Aragón, do Paso Blanco, a rivalidade é saudável e rende frutos para a população, pois, a cada ano, as principais confrarias buscam surpreender a todos com os figurinos e a encenação. "Mantemos segredo até o último momento. Por isso há uma expectativa muito grande em torno do que vai ser apresentado."
A rivalidade não só divide a cidade como também famílias. "Já aconteceram vários casamentos entre brancos e azuis. Conheço casais que não se falam durante a Semana Santa", conta Aragón.

Fla-Flu
Há apenas uma diferença entre essa rivalidade e aquela que existe entre os torcedores dos dois principais times de futebol cariocas, ou daquela entre corintianos e palmeirenses: não há, no final, a aclamação de um vencedor ou de um vencido. Não há comissão julgadora.
Segundo os organizadores, só há vencedor "no coração de cada branco ou azul" -e é fácil adivinhar qual é o vencedor para cada um deles.
O palco da encenação é a avenida principal da cidade, que é cercada dos dois lados por cadeiras. Para ter acesso, é necessário comprar um ingresso, que custa 50 (cerca de R$ 130) e é vendido pelo Paso Blanco e pelo Paso Azul. (ACÁCIA RIOS)


Texto Anterior: Calendário de festas lorquinas
Próximo Texto: Pacote
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.