São Paulo, quinta-feira, 06 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TRADIÇÃO

Trem leva aos marcos da história dessa região

A última parada é na Fortaleza del Sol, castelo medieval que abriga exposição multimídia e interativa

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA EM LORCA (ESPANHA)

No lugar do tradicional ônibus vermelho de dois andares, Lorca passeia em um trem puxado por uma locomotiva rubro-negra com ar retrô -em tempo, não há trilhos; o trem tem pneus convencionais.
Promovido pelo projeto Taller del Tiempo -algo como ateliê de tempo, que reúne órgãos de promoção turística, preservação histórica e agitação cultural- o passeio percorre os marcos da cidade. O trajeto vai ao museu Arqueológico, ao palácio Guevara, a igrejas, a cinco museus de bordados, ao mercado de artesanato e termina na fortaleza do Sol, que é o ápice do tour.

Medieval e multimídia
Esse castelo medieval do século 13 é hoje um misto de museu, projeto educativo, atração turística e palco de encenações. Dali, os cristãos espanhóis defendiam as suas terras dos árabes. O castelo ficava bem na fronteira entre territórios.
Hoje, antes mesmo de entrar nesse túnel para o passado medieval de Lorca, o visitante é recebido pelo mascote do castelo, um falcão virtual que dá as boas-vindas e convida a todos a entrar na "máquina do tempo", um sistema multimídia que dá acesso às demais dependências, como a torre, o calabouço, a catapulta, a cisterna e um forno utilizados na época medieval para fazer pão. Além dos recursos multimídia, há também encenações com atores, em que são reproduzidas cenas da vida medieval.
Para visitar o prédio histórico sem todo esse aparato, basta se programar para ir às segundas-feiras, quando apenas são entregues audioguias e o visitante pode percorrer livremente o interior da edificação. Mas a visita encenada incrementa o passeio. Uma das partes mais legais é quando personagens caracterizados narram curiosidades de estratégia de defesa. Um soldado que faz a ronda, uma curandeira ou o alcaide (nome dos antigos governadores) da cidade conduzem o visitante pelo prédio e por sua história. (ACACIA RIOS)


FORTALEZA DEL SOL
Aberta de 12/6 a 28/9, de ter. a dom., das 10h30 às 18h30 (visita com atuação), às seg., das 10h30 às 18h30 (visita com audioguia); de 26/3 a 11/7, de seg. a dom., das 10h30 às 18h30 (visita com audioguia). Ingresso da fortaleza: 10; ingresso para o trem: 3
lorcatallerdeltiempo.es



Texto Anterior: Pacote
Próximo Texto: Tradição: Páscoa cristã e Pessach estãoentre celebrações principais
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.