São Paulo, quinta-feira, 06 de maio de 2010

Próximo Texto | Índice

NA ÁSIA CAUCASIANA
Estudiosos consideram a Armênia berço da civilização: diz a tradição, ali seria o local do Jardim do Éden

"Terra de pedras" desvela tesouros

Cassiana Der Haroutiounian/Folha Imagem
No caminho da estrada que leva ao norte da Armênia, turista encontra diversos vilarejos e paisagens únicas; atualmente o país ocupa umterritório equivalente, em tamanho, ao Estado de Alagoas

CASSIANA DER HAROUTIOUNIAN
ENVIADA ESPECIAL À ARMÊNIA

JULIENNE GANANIAN
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A Armênia é um país relativamente pequeno e seu território ocupa, hoje, cerca de 29.800 km2 -quase o tamanho do Estado brasileiro de Alagoas. Escondida numa região montanhosa do sudoeste da Ásia, fica ao sul do Cáucaso, entre o mar Negro e o mar Cáspio. Conhecida como "terra de pedras", a Armênia revela tesouros para turistas que gostam de explorar destinos improváveis.
Alguns estudiosos consideram a Armênia o berço da civilização: diz a tradição, ali seria o local do Jardim do Éden. A Bíblia localiza esse paraíso terreno entre os rios Eufrates e Tigres, que, à época, faziam parte do território armênio.
Segundo o Gênesis, o dilúvio bíblico teria ocorrido nessa região e, reza a lenda contada pelo arcebispo Datev Karibian, da Igreja Apostólica da Armênia do Brasil, que a Arca de Noé teria encalhado no monte Ararat quando as águas baixaram.

Dentro das fronteiras
Assim, apesar de hoje ficar dentro das fronteiras turcas, o monte Ararat é um símbolo nacional. Ponto alto, com 5.137 m, é visível de vários pontos, inclusive da capital, Ierevan. Retratado por fotógrafos, pintores, escritores e poetas, o marco geográfico é também conhecido como "Massis", que significa "A Mãe do Mundo".
A religião é um fator determinante para os armênios -94% da população é cristã- e a nação foi a primeira do mundo a adotar oficialmente o cristianismo, no ano 301 (leia mais pág. F14). Testemunhos históricos em armênio, siríaco, grego e latim confirmam que os apóstolos Judas Tadeu e Bartolomeu -cujos jazigos estão na Armênia- teriam lá pregado o cristianismo entre os anos 40 e 60, e fundado a Igreja Apostólica Armênia.

CASSIANA DER HAROUTIOUNIAN é editora-assistente de Fotografia da Folha, e JULIENNE GANANIAN, jornalista, é assessora de imprensa

Saiba mais em

www.folha.com.br/turismo



Próximo Texto: Idioma não é barreira para se comunicar
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.