São Paulo, quinta-feira, 06 de julho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PASSADO PRESENTE

É preciso atentar para as contra-indicações das termas; líquido pode ser usado em banhos ou ser bebido

De fonte e termas brotam águas de natureza terapêutica

DO ENVIADO ESPECIAL A POÇOS (MG)

Poços de Caldas encerra uma dezena de fontes hidrotermais. Às águas que brotam na região são atribuídas características terapêuticas.
No Palace Hotel (tel. 0/xx/ 35/3722-3636, ramal 42), onde a água sulfurosa brota na superfície a cerca de 36C, é possível fazer banhos por R$ 8 (20 minutos) e sessões de massagem de uma hora, por R$ 50.
Rica em enxofre, essa água sulfurosa tem, no entanto, indicações e contra-indicações.
É indicada para quem sofre, por exemplo, de reumatismo crônico (artrite, artrose, fibroses), fora das crises agudas. Idem para tratamentos de nevralgias (ciática inclusa), doenças crônicas de pele, doenças alérgicas e doenças de nutrição (diabetes, gota etc.), para quem teve intoxicações medicamentosas (sulfas, penicilina) e para bronquites crônicas.
Mas é contra-indicada para quem tem doenças agudas febris, infecções e inflamações e, também, para crises agudas de doenças do fígado, intestino, rins, bexiga e próstata. Portadores de aneurismas, pessoas que têm pressão arterial muito alta ou muito baixa e mulheres grávidas em qualquer mês de gestação também não devem fazer os banhos, oferecidos no balneário do Palace Hotel diariamente das 8h às 12h e das 16h às 18h. Quem faz o banho pode usar a piscina coberta, onde a água conserva uma temperatura de cerca de 28C.
No fontanário ao lado das termas Antonio Carlos e Mário Mourão, no jardim Dr. Elisário Junqueira, afirma-se que as águas mineromedicinais têm ação sedativa, descongestionante, anti-séptica e desinflamante, antialérgica e expectorante, sendo muito procuradas por pessoas que têm, por exemplo, flebites e varizes, que sofreram fraturas ou paralisias.
Boa para beber, a água da fonte Pedro Botelho é alcalina, sulfídrica e hipertermal. Isso quer dizer que é indicada por sua ação antiácida e desintoxicante e que estimula a formação de bílis e o intestino. É, assim, procurada por quem tem gastrite e boa para tratar úlceras gastroduodenais, insuficiências hepatobiliares e prisão de ventre.
As águas da fonte Monjolinho, na praça Tiradentes, têm natureza radioativa e ação diurética, sendo indicadas para artrites, reumatismo, certas insuficiências hepáticas e glandulares. São, no entanto, contra-indicadas para quem tem cálculos na vesícula e nos rins.
Já na fonte Sinhazinha, na rua Pernambuco, 735, a água brota a temperaturas que variam de 16C a 20C. Mais fria, tem propriedades alcalinas e sulfídricas, indicadas para quem sofre de gastrite hipoclorídrica, insuficiência hepática e diabete. Essas águas são contra-indicadas para portadores de icterícias e de cálculo renal.
Na fonte Chiquinhas e Mariquinhas, as águas têm natureza alcalina, sulfídrica e hipertermal. Diz-se que têm ação antiácida e laxante intestinal. Brotam ao lado das termas Antonio Carlos, em fonte anexa ao Leãozinho. Entre as águas minerais naturais radioativas, destacam-se as das fontes dos Amores, Frayha, Santana, Vila Cruz e Martinico Prado.
A dos Amores é radiativa na fonte, onde aflora a 17C. É engarrafada na rua Piauí, 2.
Já a água da fonte Frayha também brota a 17C num fontanário que fica na rua Amazonas, esquina com a rua Pernambuco, dentro de uma propriedade particular.
Na fonte Santana, localizada na avenida Francisco Salles, junto ao hotel Nossa Senhora de Fátima, o fontanário é aberto ao público.
Idem na fonte Vila Cruz, que fica na rua Biajo Varalo, no bairro Vila Cruz.
Finalmente, há a água mineral natural da fonte Martinico Prado, num fontanário localizado no parque central de Poços de Caldas, diante do Palace Hotel. (SILVIO CIOFFI)


Texto Anterior: Infra-estrutura hoteleira segue parada no tempo
Próximo Texto: Cafés são o que há de melhor do limitado universo gastronômico
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.