São Paulo, quinta-feira, 06 de agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ilha ao sul de Miami é dona do maior coqueiral dos EUA

DO ENVIADO ESPECIAL A MIAMI

Em Key Biscayne, o visitante entra num mundo de sossego. A ilha ao sul de Miami Beach/ SoBe, que os moradores chamam simplesmente de Key, é, na verdade, a primeira das formações insulares conhecidas como Florida Keys.
E, se hoje Key Biscayne tem o único resort da região de Miami classificado pelo AAA (o automóvel clube dos EUA) com cinco diamantes, o Ritz-Carlton Key Biscayne, a região já teve, no passado, visitantes curiosos, caso de Ponce de León (1460-1521), explorador espanhol que procurou em vão a fonte da juventude -e morreu assassinado pelos índios.
A partir daí galeões com a bandeira da Espanha carregados de ouro e prata passavam por Key Biscayne antes de adentrarem o Atlântico.
Dois séculos depois de Ponce de León, a Flórida (que ele assim batizou por seu aspecto florido), foi objeto de disputa entre Espanha e Reino Unido. Key Biscayne, habitada também pelos índios tequesta, passou a pertencer aos Estados Unidos em 1821.
Quando a paz foi alcançada, há cem anos, em 1909, o empreendedor William Matheson comprou a ilha e fez dela um coqueiral, o maior dos Estados Unidos. (SC)


Texto Anterior: Miami 2 em 1/ Key Biscayne e SoBe: Chileno desvela o mundo atrás do vinho
Próximo Texto: Calendário cultural
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.