São Paulo, quinta-feira, 06 de outubro de 2011

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Área de Los Angeles alia praias, estradas cênicas e compras

Passeio ao longo do litoral da região sul da Califórnia pode ser feito de carro, ao estilo beatnik, ou de trem

Em Santa Monica, área próxima da praia reúne comércio; já o Farmer´s Market exibe iguarias e tem restaurante francês

DO ENVIADO À CALIFÓRNIA

Fundada em 1779 por padres perto da costa centro-sul da Califórnia, Nuestra Señora la Reina de Los Angeles de Porciúncula, aliás LA (pronuncia-se "el-ei"), é espalhada e cinematográfica.
Pontilhada de praias e cercada por autoestradas, as "freeways", a metrópole é, na verdade, um aglomerado de prefeituras onde, ao todo, vivem 8,5 milhões de pessoas e circulam 6 milhões de carros.
Ao redor, SoCal, corruptela de Southern Califórnia, é como angelinos, ou nativos de Los Angeles, chamam a costa entre San Diego, no extremo sul, e Santa Bárbara.
Mais para o interior, Anaheim, no condado de Orange, é, desde 1955, sede da Disneylândia (www.disneyland.disney.go.com), primeiro megaparque concebido por Walt Disney.
Quem explora Los Angeles e arredores de carro deve seguir o quanto possível pelas praias, improvisando paradas num roteiro meio "On The Road", título de um romance beatnik que Jack Kerouac publicou em 1957.
Outro modo de viajar pelo litoral é seguir no trem Amtrak Surfliner (www.amtrak.com) avistando praias e falésias que unem cidades, vales férteis e até locais desérticos.
De dezembro a março, essa costa ao sul de Los Angeles é visitada por baleias-cinzentas-do-Pacífico. De barco, entre Coronado e a baía de San Diego dá para avistar o parque nacional Cabrillo e o farol Point Loma, de 1854. E, até LA, balneários bem californianos e portos se sucedem: Laguna, Newport, Huntington e Long Beach.
Passa-se então por Marina del Rey, Venice Beach e Santa Monica, já na área da grande Los Angeles.

AGITO EM SANTA MONICA
Santa Monica, que publicitários chamam de "SoCool", remonta a 1890 e é sede de um píer centenário encimado por parque de diversões. Third Street/Promenade, região comercial perto da praia, espantou a decadência de anos atrás e hoje é perfeita para flanar, comer e, especialmente, comprar.
No final do calçadão, o shopping Santa Monica Place, projetado por Frank O. Gehry em 1979, tomou literalmente banho de loja, ganhando terraços, praça e restaurantes. Ali, praticando preços mais baratos que no Brasil, há lojas como Louis Vuitton e Hugo Boss.
Entre os restaurantes japoneses do local há dois bons, o Ozumo (www.ozumo.com), que tem extensa lista de saquês, e o Zengo (www.richardsandoval.com).

FARMER'S MARKET
Outro mercado de Los Angeles, o Farmer's Market (www.farmersmarketla.com), aberto em 1934, também rejuvenesceu, ganhou lojas no anexo Grove Shopping Center e virou paraíso dos caçadores de iguarias.
Na área dos restaurantes, há barraquinhas de churrasco, doces e caramelos, produtos gourmet etc. O melhor é o francês Monsieur Marcel (www.mmarcel.com), que tem ainda comida para levar, vinhos e azeites.
Na parede, artigo do "Los Angeles Times" alude a um tempo em que os angelinos marcavam o encontro no Farmer's Market.
Hoje, em mesas ao ar livre, o Marcel serve 42 tipos de vinho em taça. Há pratos como poulet dijonnaise (frango com mostarda) e boeuf borguignon (carne de panela ao vinho). Na visita, a sopa fria gaspacho veio apimentadíssima. Já o sanduíche de linguiça de carneiro merguez, com cebolas carameladas, valeu a espera. (SILVIO CIOFFI)


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