São Paulo, quinta-feira, 06 de novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Foco

Concurso para eleger novo "cartão-postal" da cidade em 2010 tem três finalistas

DA REDAÇÃO

Um bosque cravejado de agulhas de metal, um edifício que remete a um barco ou uma torre com mirante -um desses três projetos deverá ser incorporado ao hall de marcos da cidade de Buenos Aires em 2010.
Eles são os finalistas do concurso "Um Novo Cartão-Postal para a Argentina", em comemoração aos 200 anos da Revolução de Maio de 1810, marco inicial da Independência argentina.
As três propostas -uma eleita por voto popular e as outras duas por um júri -pretendem se transformar em um novo marco arquitetônico da cidade.
O projeto eleito por voto popular foi "El Mirador" (o mirante), de Bruno Emmer, Bárbara Moyano Gasitúa, Ignacio Dahl Rocha e Jacques Richter. Um edifício formado por duas torres de 200 metros, unidas por cápsulas que, como um elevador, mostram o rio da Prata e a cidade a quem quer admirá-los.
"Agujas" (agulhas), de Carlos Campos e Yamila María Zynda Aiub, é um desenho com 144 agulhas metálicas que se elevam até o céu e se mexem com o vento como juncos na borda do rio, segundo explicação dada na apresentação dos vencedores.
O projeto mantém as bases em contato com a água e inclui um passeio por meio delas e um sofisticado sistema de auto-iluminação.
Já o trabalho "Puerta del Plata", de Miguel Alonsol del Val e Rufino Hernández, o segundo projeto escolhido pelo júri, é um grande edifício horizontal que remete à forma dos barcos que atracam no porto da cidade.
No total, foram 80 propostas apresentadas para o concurso, de todas as partes do mundo, 12 finalistas e uma vencedora, a mais votada por 12 mil pessoas.
A maioria dos projetos apresentados no concurso -desde um museu Guggenheim até um edifício digital, passando por projetos aéreos e aquáticos- se baseou em um grande desdobramento tecnológico.
O projeto "Corazón" (coração), por exemplo, propunha uma estrutura de telas que projetam imagens de cidadãos gravadas por pequenas câmeras espalhadas pela cidade. Já o "Paseo Aéreo" (passeio aéreo) apresentava um corredor por cima dos bairros de Retiro e Puerto Madero com um monotrilho.
Os três projetos vencedores agora têm possibilidade de se transformar em realidade em 2010, em frente ao rio da Prata.


Texto Anterior: Mais museus
Próximo Texto: Nuevos Aires: Peça tenta explicar o peronismo por meio da comédia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.