São Paulo, quinta-feira, 07 de junho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PIAUÍ DA GEMA

Casas de família contam história local

Primeiros aparelhos de rádio e TV de Pedro 2º estão expostos nos casarões dos Mourão e dos Galvão

DO ENVIADO ESPECIAL A PEDRO 2º

Parte da história do povoamento de Pedro 2º está em exposição no casarão da família Mourão, diante da praça da matriz. Ali o visitante é apresentado à família do coronel Domingos Mourão Filho. Iracema Nogueira Mourão, neta do coronel, conta a história das peças e dos cômodos. Aí está o primeiro rádio do povoado, o baú onde veio o enxoval da sua avó e os jogos de cristais, talheres e pratos que eram usados pela família. A casa não é apenas um museu. É possível se hospedar ali.
Para se locomover pela cidade, dado seu tamanho diminuto, caminhar é uma boa opção. A outra, bastante usada pelos locais, é subir na garupa de um "mototáxi", a R$ 2 a corrida. Outro lugar que guarda parte da história local é o museu da Roça, a 13 km do centro. Ele conta a história da família Galvão e da mina da Roça, que era de Raimundo Daltro Galvão, conhecido também como "seu" Mundote.
Ali estão expostos uma máquina de telex, seringas de vidro, máquinas de costura e enceradeiras antigas. A primeira televisão de Pedro 2º também está em exposição e, dizem os locais, funcionava como um cinema: cada um trazia sua cadeira e todos se sentavam ao redor do aparelho no quintal da casa dos Galvão. (JAIME BORQUEZ)


Texto Anterior: Turistas podem ficar em casas durante o festival
Próximo Texto: Dia dos namorados/ Copacana: Romance pode ser de frente para o mar
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.