São Paulo, quinta-feira, 07 de julho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Tesouro encontrado em templo indiano é avaliado em bilhões

Câmaras no subsolo do local, em Kerala, guardam oferendas

DO 'GUARDIAN'

É como uma cena saída de um filme de Indiana Jones. Mesmo antes de abrir a última das seis câmaras secretas no maior templo do Estado indiano de Kerala, o tesouro centenário de ouro, prata e pedras preciosas descoberto no subsolo do local já é estimado em cerca de £ 12,6 bilhões (R$ 31,7 bilhões).
"Embora soubéssemos que ofertas feitas ao templo por devotos estavam nessas câmaras secretas, o montante do tesouro nos surpreendeu", afirmou Hari Kumar, funcionário do templo. "Kerala está celebrando esse achado extraordinário."
A descoberta foi feita no templo hindu de Padmanabha Swamy, na capital do Estado, Thiruvanthapuram.
Na semana passada, um time de especialistas escolhidos pela Suprema Corte da Índia abriu cinco das câmaras dedicadas ao deus Vishnu e descobriu uma enorme quantidade de ídolos de ouro, joias cravejadas de diamantes, esmeraldas e outras pedras preciosas, prata antiga e até mesmo duas cascas de coco ornamentadas com rubis e esmeraldas.
O templo data do século 10, mas a imensa estrutura de granito atual foi construída apenas no século 18. Historicamente, foi um templo real, mas as oferendas a Vishnu, em forma de ouro e joias, não vieram apenas da realeza, mas também de milhões de devotos comuns.
As câmaras permaneceram fechadas ao menos até a década de 1930, quando o último inventário foi feito pelos Travancore, líderes de então.
A Suprema Corte indiana ordenou um novo inventário após um confronto entre o chefe da antiga família real Travancore e um advogado que questionou a capacidade de manutenção dos tesouros do templo, alegando falta de segurança.
O ministro-chefe de Kerala, Oommen Chandy, descartou completamente a ideia de que o tesouro deveria ser usado para o benefício público. "Ele [o tesouro] pertence ao templo Padmanabha Swamy e será preservado lá", afirmou Chandy.


Texto Anterior: Catedral de São Paulo, em Londres, celebra 300 anos
Próximo Texto: Planet@ Letra: Coleção 'Guia Visual' ganha cinco volumes
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.