São Paulo, quinta-feira, 07 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

NO AR E NO MAR

Helicóptero até Lofthus passa por geleiras e lagos

DA NORUEGA - Nosso destino é Lofthus. Para completar a sequência de meios de transporte e ângulos privilegiados, o trecho final é percorrido em três helicópteros. Queixos caídos, contemplamos mudos geleiras e lagos em meio a rochas e vegetação esparsa e avermelhada, na altitude em que o outono já é uma realidade.
Onze minutos depois, o pouso no gramado do hotel Ullensvang espalha gotículas de chuva e espanto. Um grupo de brasileiros se pergunta quem são as celebridades. Ao ouvir a explicação na própria língua, parecem um pouco decepcionados.
A surpresa derradeira, antes da viagem de ônibus para o destino final (Bergen), nos aguardava no bufê do jantar: "roykt kvalkyot", carne de baleia defumada. Vermelha e forte, como o rubor no rosto de quem experimentou.
A paixão desse povo pela natureza não fica só no discurso. Inclui a caça a baleias minke, que alegam ser uma tradição sustentável (enquanto os japoneses lançam mão de pretextos científicos).
Na Amazônia, comem-se a carne e os ovos de tartarugas. Sem muitas desculpas.
(ML)


Texto Anterior: Espelho d'água: Lillehammer é a primeira parada pitoresca na rota para os fiordes
Próximo Texto: Sobre águas e trilhos: Grupo trava contato com fiorde a partir da água, a 70 km/h
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.