São Paulo, quinta-feira, 08 de janeiro de 2009

Texto Anterior | Índice

saiba mais

Causa da morte ainda é desconhecida

DA REDAÇÃO

As circunstâncias misteriosas em torno da morte do autor americano Edgar Allan Poe (1809 -1849) poderiam ter saído de um de seus contos. Encontrado em estado delirante e usando roupas que não lhe pertenciam nas ruas de Baltimore em 3 de outubro de 1849, Poe jamais recuperou a consciência para explicar o que o deixou em tal estado até sua morte, quatro dias depois.
Ele teria desaparecido no fim de setembro, antes de ser encontrado em Baltimore. As causas da morte do autor permanecem um mistério. Especulações incluem alcoolismo, ataque cardíaco, cólera, raiva e até suicídio e homicídio. Uma das teorias sobre a morte de Poe afirma que ele foi vítima de "cooping", prática em que pessoas eram arrebanhadas e obrigadas a votar para um determinado candidato contra a vontade.
Conhecido por seus poemas e por seus contos explorando elementos macabros e sobrenaturais, Poe é considerado o pai das histórias de ficção de detetive, com a publicação do conto "Assassinatos na Rua Morgue" (1841).


Texto Anterior: Internacional: EUA comemoram o bicentenário de Poe
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.