São Paulo, segunda-feira, 08 de abril de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VIAGEM MUSICAL

Para Almir Sater, músicas integram habitantes da região, que são normalmente seres solitários

Canções sobre Pantanal evoluem no ritmo das águas

FREE-LANCE PARA A FOLHA

As águas são, sem dúvida, o ícone mais representativo quando se canta o Pantanal. O percurso da chalana e a rotina do pantaneiro que conduz o gado têm seu cenário no leito do rio Paraguai. "Poderia definir a música do Pantanal como fruto da fronteira do Brasil com o Paraguai, que tem como principal característica a latinidade rítmica", diz o ator, cantor e compositor Almir Sater.
Ele conta que a música ali sempre funcionou como uma isca para atrair pessoas, já que a rotina do pantaneiro e a distância entre as fazendas fazem do habitante do Pantanal um ser solitário. "O Pantanal é para poucos. É um lugar distante, cheio de extremos."

Maio no Pantanal
As estações do ano nessa região são bem definidas. E maio é a época preferida de Almir Sater. "Gosto muito do outono, do fim do verão, quando já tem bastante água e tudo vira lugar para tomar banho, nadar, beber. Há muita fartura, os dias vão ficando mais curtos e o céu, mais bonito."
Sobre o fenômeno, compôs "Mês de Maio": "Azul do céu brilhou/ E o mês de maio enfim chegou/ Olhos vão se abrir, pra tanta cor/ É mês de maio, a vida tem seu resplendor/ A luz do sol entrou/ Pela janela, me convidou/ Pra tarde tão bela e sem calor/ É mês de maio, saio e vou ver o sol se pôr".
O compositor, que viveu os últimos seis anos em sua fazenda no Pantanal, diz que nem sempre seus temas foram compostos ali, mas frases tão específicas não negam a fonte de sua inspiração.
A imagem da região foi popularizada com a novela "Pantanal", de Benedito Ruy Barbosa, que foi ao ar em 1990 pela TV Manchete e se tornou marco no Brasil.
A trilha sonora ficou por conta de Marcus Viana (responsável também pela trilha de "O Clone"), que compôs uma das músicas-símbolo do Pantanal por meio de imagens em vídeo (leia letra da canção ao lado). (CF)


Texto Anterior: Panorâmica: Queensberry tem programa de US$ 1.070
Próximo Texto: Ouro Branco: Neve substitui prata e leva medalhas a pistas de Park City
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.