São Paulo, quinta-feira, 08 de setembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GIGANTES

Mar reina na cozinha

Pisco de Páscoa leva manga na receita

DO ENVIADO À ILHA DE PÁSCOA

A culinária da ilha de Páscoa é para quem gosta de frutos do mar. O kahi matatata (atum negro) é considerado um dos melhores do mundo. A fartura de peixes frescos e mariscos deixa os turistas com água na boca.
Pratos como o tártaro de ika local, uma espécie de ceviche (peixe cru marinado ao limão com temperos) em pedaços grandes, são bem coloridos e têm um sabor especial, que vai deixar boas lembranças. O bom vinho chileno (US$ 3 a taça) é a melhor companhia, mas o tradicional pisco sour, feito com pisco, limão, açúcar e clara de ovo, ganhou uma versão local de sucesso: o mango sour. Entre as poucas árvores da ilha, os pés de manga são uns dos que melhor se adaptaram ao clima do Pacífico. O drinque, muito difundido, custa em média US$ 4.
Uma espécie de fruta-do-conde, a chirimoya, é outra fruta apreciada fresca ou em doces típicos, como o poe, uma torta de forno amassada com a mão.
Em festas de família, o tradicional curanto é o prato preferido. As pedras vulcânicas são aquecidas e colocadas dentro e sobre os alimentos -que são envoltos em folhas de bananeira e enterrados. A comida é cozida com o calor das pedras, que lhe dão aroma e sabor especiais. (GUSTAVO ROTH)


Texto Anterior: Terra de gigantes: Misteriosos, moai guardam estilo exclusivo
Próximo Texto: Fim de semana/Águas de São Pedro - 190 km de SP: Boa mesa é cartão de visita em hotel-escola
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.