UOL


São Paulo, segunda-feira, 08 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INVERNO

Hemisfério Norte deve sentir mais o fenômeno

Aumento médio da temperatura global ameaça estações de esqui

DA REUTERS

O aumento da temperatura global pode ameaçar as estações de esqui principalmente no hemisfério Norte, segundo estudo apresentado na semana passada pelo Programa Ambiental das Nações Unidas. Estima-se que a temperatura média da Terra aumente 3C nos próximos 50 anos, derretendo geleiras, diminuindo o branco das montanhas nevadas e prejudicando os resorts de esqui.
"As mudanças de temperatura serão mais bruscas no hemisfério Norte, por isso seus resorts correm sérios riscos", diz Rolf Burki, responsável pela pesquisa.
Hoje são consideradas áreas esquiáveis montanhas localizadas a 1.200 m de altitude, mas, nos próximos 30 ou 50 anos, os esquiadores terão que subir a uma altitude de 1.500 a 1.800 m para praticar o esporte, de acordo com a pesquisa. E, mesmo nessa altitude, as estações não estarão protegidas do aumento médio da temperatura.
Ambientalistas dizem que camadas de terra congeladas podem derreter totalmente no fim do século se as temperaturas continuarem subindo, tornando as estações de esqui mais vulneráveis a avalanches.
Alguns bancos estão parando de investir em resorts suíços a menos de 1.500 m de altitude, preocupados em ter de gastar muito dinheiro com equipamentos para fazer neve artificial no futuro.


Texto Anterior: Campanha: França divulga site e cartão de descontos
Próximo Texto: Áustria: Viena abre museu Sissi em abril de 2004
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.