São Paulo, quinta-feira, 09 de fevereiro de 2006

Texto Anterior | Índice

DE CINEMA

"Brokeback" desperta turismo em Wyoming

DA ASSOCIATED PRESS

O Departamento de Viagem e Turismo do Conselho de Negócios do Estado americano de Wyoming tem recebido telefonemas de pessoas interessadas no cenário do filme "O Segredo de Brokeback Mountain", baseado no conto de Annie Proulx sobre dois caubóis gays de Wyoming. "Quando dizemos que o filme foi rodado no Canadá, eles ainda ficam interessados em Wyoming", afirma Michell Howard, gerente do conselho de cinema, artes e entretenimento.
Órgãos de turismo sabem que um bom filme pode atrair turistas. A Nova Zelândia está ganhando com tours sobre "O Senhor dos Anéis". E "Sideways - Entre Umas e Outras" não somente criou uma demanda para passeios ao redor de Santa Barbara, na Califórnia, mas também aumentou a venda de certos vinhos.
O diretor de "Brokeback", Ang Lee, visitou muitas das montanhas Big Horn e várias pequenas cidades da região procurando locações para sua obra. Mas, devido às preocupações com o orçamento, Lee decidiu rodar o filme no Canadá.
Incentivos financeiros atraíram várias empresas cinematográficas ao Canadá: em razão da grande produção, as companhias podem contratar equipes locais, em vez de trazer seu pessoal.
O Estado de Wyoming está tentando encontrar meios para alavancar a produção cinematográfica, incluindo uma proposta para descontar 15% das compras feitas por companhias de cinema que gastarem pelo menos US$ 500 mil em produções lá.


Texto Anterior: Frota "aterrissa" em sala de controle
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.