São Paulo, quinta-feira, 09 de novembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ITÁLIA "PARTICOLARE"

Aquário expõe animais de 2 cm a 3 m

Inaugurada em 1992, atração conta com 71 piscinas com 10 mil animais de 800 espécies diferentes

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA NA LIGÚRIA

Construído em 1992 por ocasião da Expo e pela comemoração dos 500 anos do Descobrimento da América, com prédio originalmente projetado pelo genovês Renzo Piano e estrutura de tanques desenhada pelo norte-americano Peter Chermayeff, o aquário de Gênova é o maior da Europa. Possui 71 piscinas onde vivem 10 mil animais de 800 espécies animais e 200 vegetais, que consomem toneladas de comida por ano.
O menor animal, com apenas dois centímetros de comprimento, é a Mantella aurantiaca, uma singular rã alaranjada originária de Madagascar. O maior e mais famoso é o Tursiops truncatus, o golfinho, que mede mais de 3 m. Há também tubarões, focas, pingüins da Patagônia e caranguejos gigantes do Japão entre outros.
Sucesso desde sua abertura, o aquário de Gênova se tornou uma das mais famosas iniciativas culturais da Itália. Talvez o segredo do sucesso seja a capacidade de integrar a pesquisa a sensibilidade ambiental.


AQUÁRIO DE GÊNOVA
Aberto de seg. a sex., das 9h30 às 18h; sex., sáb. e dom., das 9h30 às 19h; ingresso: 12
www.acquariodigenova.it.



Texto Anterior: Itália "Particolare": Soberba, Gênova sobrevive sem turismo de massa
Próximo Texto: Ferrovia corta três vales entre a capital e Casella
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.