São Paulo, quinta-feira, 09 de novembro de 2006

Texto Anterior | Índice

internacional

China constrói imitação de uma cidade tipicamente inglesa

Perto de Xangai, local tem casas de arquiteturas vitoriana e georgiana e pubs

DA REUTERS

Freqüentemente lembrada como a capital das cópias e das bolsas de marca falsificadas, a China acrescentou um novo item a sua lista de imitações: uma cidade inglesa.
A Cidade Tâmisa, no subúrbio de Songjiang, fica a uma hora dos arranha-céus de Xangai. O local tem pub, lanchonetes servindo "fish and chips", tradicional prato inglês composto de filé de peixe e batata frita, uma estátua de bronze do líder britânico Winston Churchill e uma cópia do Rock Point Inn e do Cob Gate Fish Bar, de Dorset, no sudoeste da Inglaterra.
Há também uma igreja neogótica e casas em estilo georgiano e vitoriano, que não ficariam devendo em nada às construções existentes nas áreas mais chiques de Londres.
"Quero que as propriedades pareçam exatamente aquelas do Reino Unido", diz James Ho, um dos cinco empresários a desenvolver a cidade.
A construção, que custou cerca de US$ 635 milhões, espera abrigar 10 mil pessoas. A maioria das casas foi vendida a compradores de Xangai por US$ 381 mil. Como os novos moradores ainda não chegaram, a maioria das lojas não está aberta aos negócios, e a cidade tem pouco movimento.
"Tradicionalmente, os chineses pensam que a China é o centro do mundo. Assim, faz sentido construir cidades em estilo estrangeiro ao redor de Xangai, porque isso deixará a maioria dos chineses orgulhosos", disse o designer Huan Ziming, da construtora Tian Hua.
A arquitetura britânica não é a única a inspirar os chineses. Já está nos planos erguer uma cidade italiana e outra alemã.


Texto Anterior: GLS: SP abriga evento da diversidade de 16 a 19/11
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.