São Paulo, quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

internacional

Museus nacionais da França têm entrada gratuita até 30/6

VISITAS A experiência busca cativar os jovens franceses; atualmente, as instituições são mais freqüentados por turistas

DA REUTERS

Os museus nacionais franceses, incluindo o Louvre, em Paris, terão entrada gratuita até junho. A medida tem a intenção de fazer com que mais pessoas tenham acesso à cultura.
"Os museus estão prontos para receber mais visitantes, e esperamos atrair um novo público, especialmente os jovens", disse Christine Andre, porta-voz do órgão que cuida dos museus, submetido ao ministério da Cultura, à Reuters.
Até o dia 30 de junho, alguns museus nacionais terão entrada totalmente gratuita para as suas coleções permanentes. Em outras instituições, a entrada será grátis apenas para menores de 26 anos, durante uma noite a cada semana.
Os turistas estrangeiros terão os mesmos benefícios que os franceses, mas a intenção da medida é atrair mais moradores locais aos 18 museus, entre os quais estão o Pompidou e o Quai Branly.
"Se os franceses começarem a ver longas filas diante dos museus, vão começar a pensar: "Ei, os estrangeiros estão tirando vantagem disso, seremos burros de não fizermos o mesmo'", disse Andre.
Em Paris, museus como o Louvre vendem a maior parte de seus bilhetes para estrangeiros. Clarisse Vangucht, 30, da cidade de Lille, no norte da França, visitou o Louvre e questionou quem vai bancar os custos. "Isso vai atrair turistas, que não pagam impostos locais. De onde virá o dinheiro?"
André afirmou que serão necessários cerca de 220 milhões para compensar a perda nas vendas de ingressos. Os custos serão cobertos por fundos privados e públicos.
O acesso a museus nacionais é gratuito na Inglaterra desde 2001, após uma batalha entre governo e diretores dos órgãos. O programa inglês levou a um aumento de 62% no número de visitantes no primeiro ano de implementação, com 2,7 milhões de novos visitantes.
Informações sobre os museus que participam do programa estão disponíveis, em francês, no site www.culture.gouv.fr/culture/actualites/index.htm.


Texto Anterior: Grupo especial
Próximo Texto: EUA: Aviador pioneiro é homenageado com praça
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.