UOL


São Paulo, segunda-feira, 10 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ARTE PORTENHA

Cidade de San Isidro, na Grande Buenos Aires, incita o interesse do público do filme "O Filho da Noiva"

Cinema argentino guia turista na capital

AMARÍLIS LAGE
ENVIADA ESPECIAL A BUENOS AIRES

Viajantes costumam levar guias, conselhos de amigos e dicas de sites específicos na bagagem ao embarcar. Se o destino for Buenos Aires, acrescente a esse farnel algumas idas à locadora de vídeo e ao cinema.
A produção cinematográfica argentina atravessa uma ótima fase e mostra ao mundo um país que não cabe apenas no trio tango-mate-Maradona ou só em análises econômicas. Os filmes também ajudam muito a compreender a realidade argentina.
O bairro judeu del Once, por exemplo, pode não estar incluído entre os principais roteiros turísticos da cidade. Mas suas ruas ganham um novo significado quando associadas à história de Ariel e à falência de sua família, narradas no filme "Esperando o Messias", em cartaz em São Paulo.
O mesmo acontece com a pequena San Isidro, na Grande Buenos Aires, locação para o filme "O Filho da Noiva", também em cartaz na capital paulista.
Na narrativa, o filho em questão é Rafael Belvedere, interpretado por Ricardo Darín, que gerencia o restaurante da família e, entre cobranças de funcionários, fornecedores e clientes, leva uma rotina altamente estressante.
O centro histórico de San Isidro é um contraponto a esse ritmo de vida. Ruas arborizadas, margeadas por casas antigas, convidam a um passeio sem pressa de chegar.
A região é repleta de chácaras e de casarões antigos, de estilo colonial, bem conservados. Uma boa forma de conhecê-la é fazendo um passeio de trem pelas margens do rio da Prata. O preço, a partir de três pesos, varia conforme o trajeto a ser percorrido.
Na Secretaria Municipal de Turismo, localizada na av. del Libertador, diante da praça Mitre, são distribuídos folhetos com os pontos mais interessantes do passeio.
Nos fins de semana, quem desce na estação Barrancas encontra uma grande feira de artesanato, onde também se pode apreciar vários pratos da gastronomia local e assistir a espetáculos de danças folclóricas.
Além da região ribeira, San Isidro também possui uma bela zona náutica, onde estão localizadas as residências mais suntuosas da região, com direito a píeres privados e clubes de iatismo.
Os amantes de corridas de cavalos também podem aproveitar a visita para conhecer o hipódromo, considerado um dos mais importantes da América do Sul. As corridas acontecem nos fins de semana e nas quartas-feiras. Mais informações no site www.sanisidro.gov.ar.


Amarílis Lage viajou a Buenos Aires convite da rede hoteleira Marriott International e da TAM.


Texto Anterior: Pacotes por pessoa, com aéreo
Próximo Texto: Crise inspira artistas locais
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.