UOL


São Paulo, segunda-feira, 10 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sorvete e cerveja refrescam bairro

DA ENVIADA ESPECIAL

Ao redor do mosteiro dos freis recoletos cresceu um dos bairros mais famosos e requintados de Buenos Aires: a Recoleta. O crescimento do bairro coincidiu com a epidemia de febre amarela que atingiu a cidade em 1871. Até então, a população portenha concentrava-se entre a praça de Maio e a Boca, na região portuária.
A epidemia fez com que as famílias abastadas fugissem, com medo do contágio, para a zona norte da cidade. Foi nessa época que a Recoleta se tornou uma região valorizada. Hoje o bairro concentra alguns dos principais pontos turísticos da cidade, como o cemitério onde está enterrada Evita Péron, uma das personagens célebres da história do país.
O mosteiro franciscano foi transformado, em 1989, em centro cultural. Entre ele e o cemitério está a igreja do Pilar, de 1732. Aos domingos, o soar no campanário mistura-se à zoeira da feirinha de artesanato que acontece em frente, com a venda de bijuterias, peças de decoração e roupas, além de apresentações na rua.
Depois do passeio, as mesinhas dos bares e restaurantes que circundam a região parecem ainda mais convidativas. Nos dias de calor, uma boa pedida é o famoso sorvete artesanal do Freddo -com destaque para o de doce de leite. A sorveteria inaugurou estrategicamente sua segunda filial, em 1975, no coração do bairro de apelo turístico.

Cerveja artesanal
Para quem prefere aliviar o calor com uma cerveja, o melhor endereço da Recoleta é o Buller, onde a bebida é produzida artesanalmente. O pub foi criado em 1999 e oferece sete tipos de cerveja, entre os quais a Wheat Beer, originária do sul da Alemanha, de sabor suave e, conforme o cardápio, a mais indicada para matar a sede nos dias de verão.
Mesmo no inverno, porém, o Buller mantém seu apelo. Dessa vez com a Honey Beer, que, por levar grande quantidade de mel em sua elaboração, é doce e dourada. A bebida é considerada ideal para os dias frios. (AL)


Freddo - Av. Quintana, 502; www.freddo.com.ar;
Buller - Presidente R. M. Ortiz, 1.827; www.bullerpub.com.



Texto Anterior: Do pop ao clássico, hotéis valem um passeio
Próximo Texto: San Telmo atiça consumo e resgata tradição
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.