São Paulo, quinta-feira, 10 de março de 2011

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Londrino Victoria & Albert escolhe projeto de nova galeria

Esboços podem ser vistos no próprio museu até início de abril

DO "GUARDIAN"

Há cerca de 15 anos, o museu Victoria & Albert, em Londres, planejou uma nova extensão que sairia do chão em torções, numa sequência de ziguezagues irregulares.
Era a Espiral, projetada por Daniel Libeskind, arquiteto do famoso Museu Judaico, em Berlim, e o matemático e engenheiro Cecil Balmond. Embora engenhosa, a Espiral não atraiu a verba necessária para ser construída.
Também era controverso em termos de design, o suficiente para causar apoplexia entre os residentes locais de South Kensignton. O projeto foi abandonado em 2004.

RIVALIDADE
Agora, o V&A revelou sete designs rivais para uma nova galeria. Há a calma enclausurada do projeto de Tony Fretton e o efeito de tapete mágico de Amanda Levete.
Fretton imagina um pátio medieval contemporâneo antes de escadas rolantes em um lado da clausura que transportam visitantes aos espaços de exibição abaixo.
O design de Levete é mais animado que o de Fretton, uma gruta mágica com níveis e escadas em cascata.
Snohetta, o estúdio norueguês conhecido pela nova Biblioteca de Alexandria, no Egito, e a ópera em formato de iceberg, em Oslo, mostra como uma construção subterrânea pode ter presença atrativa na superfície.
A nova galeria será usada para exibições temporárias, e o vencedor será anunciado no final do mês. Os projetos estão em exibição no centro Sackler, no V&A, até 3/4.


Texto Anterior: Guia Itaucard tem versão na língua inglesa
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.